VELHAS NOVIDADES

  • Carlos Brickmann
  • Publicado em 30 de maio de 2017 às 13:23
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:04
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

​A cada verão, sempre surge uma atividade que se torna a nova queridinha das academias. Não só isso, mas também muitas pessoas começam a praticar tais atividades sem ao menos ter uma preparação prévia, muito menos sem saber se estão preparadas ou se podem realizar tais atividades.

Mas a intenção aqui não é fazer com que as pessoas troquem suas atividades, mas sim abrir os olhos com certas “novidades” do mercado que, em sua maioria, nada mais são do que novas roupagens de atividades que existem há mais tempo.

De uns anos pra cá, algumas atividades me chamaram a atenção justamente por não trazerem nada de novo, apenas uma “embalagem” repaginada. Tô falando do CrossFit, treinamento funcional, Zumba e o badalado HIIT.

Quero deixar bem claro que eu não tenho nada contra essas atividades, mas o meu papel aqui é esclarecer aos leigos do que se trata cada uma. A partir daí, cabe a cada um escolher a sua atividade.

CROSSFIT E TREINAMENTO FUNCIONAL

São diferentes na aplicação de suas metodologias, mas ambas visam trabalhar diversas valências físicas que vão além das aprimoradas na musculação, por isso acredito que elas podem complementar um trabalho realizado inicialmente nas academias. Mas o que eu quero dizer é que não se tratam de autênticas novidades, mas sim de programas baseados em antigos conceitos como a calistenia e a ginástica olímpica, que existem desde o século passado.

O treinamento funcional tem a vantagem de poder ser administrado em qualquer lugar, fugindo da rotina das academias. Já o CrossFit é ambientado nos chamados boxes, onde não há rotina de treinos, apenas o Workout Of The Day (tarefa do dia) onde os praticantes são estimulados a se superarem, onde vão mudando de nível, o que aumenta a motivação durante a prática.

ZUMBA

Sinceramente, não consigo ver o diferencial de uma aula de Zumba pras antigas aulas de lambaeróbica. Ambas são aulas de danças coreografadas, onde o grande aspecto motivacional está no repertório das aulas, repleto de sucessos do momento.

É uma alternativa interessante pra quem precisa perder peso e não gosta de caminhar ou correr na esteira, ou talvez esteja enjoado de fazer aulas de bike.

HIIT (High Intensity Interval Training)

O treinamento intervalado de alta intensidade existe desde os anos 50. É um conceito bem antigo que voltou com toda força com uma sigla em inglês, onde alguns protocolos são utilizados e ganharam muita projeção nas redes sociais, como Tabata, Gibala e etc.

Diferente do que as pessoas gostam de postar nas redes sociais, fazer HIIT é desgastante e desconfortável, uma vez que o esforço é muito curto, porém muito intenso (vou repetir: MUITO INTENSO!!). Portanto, sem orientação profissional, fica difícil acreditar na enxurrada de postagens como “Tabata 30 min… acabada!!” e “Tá pago o Gibala de hoje” e etc.

Mais uma vez: não tenho nada contra, seria incoerente da minha parte, pois uso os elementos e conceitos do treinamento funcional e do HIIT nos meus treinos. O que eu quero dizer é: cuidado com certas novidades, pois pode ser que sejam algo bem antigo com uma cara nova. Aproveite a internet e pesquise sobre o assunto da próxima vez.

Espero ter deixado meu posicionamento bem claro, mas mesmo assim se surgir alguma dúvida ou crítica, você pode entrar em contato comigo nas minhas redes sociais (YouTube, Facebook e Instagram), em meu blog ou por e-mail.

Até a próxima e vamo treinar!!


+ Esportes