Cromoterapia: conheça o significado de cada cor e seus benefícios para a saúde

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 23 de novembro de 2020 às 03:48
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 09:15
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Muito além de decorativas, as cores são capazes de despertar sensações no organismo

A cromoterapia é uma técnica antiga, iniciada em grandes civilizações, como as do Egito, Grécia, China e Índia – que usavam as cores com intuito de curar doenças e harmonizar o corpo. 

O cientista alemão Johann Wolfgang Von Goethe descobriu no século 18, após 40 anos de pesquisa, que determinados tons influenciam, sim, o organismo do ser humano.

Alguns exemplos são o vermelho, que tem propriedades estimulantes; o verde, relaxantes; e o amarelo, que traz sensação de alegria. 

Uma das maneiras de aproveitar seus poderes é por meio da meditação, já que algumas tonalidades favorecem a calma e a tranquilidade.

“Muitas tradições antigas utilizam os mantras e visualização de cores em determinados centros para equilibrar os elementos internos, como terra, água, ar, fogo e o espaço”. 

Também são usadas em algumas linhas do budismo e no guru yoga. Segundo elas, a forma de mover a energia se faz através de sons e das cores”, explica a instrutora de meditação Silexi Solange Menta. 

Como é feita a cromoterapia?


Em si, esse tipo de procedimento “utiliza as propriedades estimulantes e curativas das cores, que são frequências de onda de luz que estimulam diferentemente áreas distintas do cérebro e do organismo, a fim de estabelecer o equilíbrio e a harmonia entre a mente, as emoções e o corpo”, diz o psicólogo Roberto Debski.

A cromoterapia é feita com aparelhos que emitem luz de diferentes cores. O feixe pode ser lançado diretamente na pele ou a pessoa pode ficar em contato com ele dentro de uma sala fechada, podendo estar deitada ou sentada. 

A escolha do tom depende da indicação do terapeuta ou da necessidade do paciente.

Benefícios da técnica​

Cada cor tem uma função dentro da terapia. Feita na proporção certa, ela pode trazer vários benefícios à saúde mental e física, como maior disposição, diminuição de transtornos do sono, alívio dos sintomas de algumas doenças, ativação do sistema nervoso central, melhora em dores de cabeça e circulação sanguínea.

Significado de cada cor na cromoterapia

Azul​

É uma cor calmante. “Reduz a ansiedade, o estresse, elimina a dor e induz ao relaxamento e ao sono. 

É o tom do equilíbrio, da harmonia e da expansão espiritual. Tem efeito relaxante e analgésico. Atua no sistema nervoso, nos vasos sanguíneos e em todo o sistema muscular”, diz Solange.

Índigo​

“Equilibra as energias, aprimora a intuição e purifica ambientes. Nos conecta com o superior”, indica o psicólogo. 

Para a cromoterapia, esse tom é capaz de aumentar a conexão entre as pessoas e equilibrar locais, especialmente aqueles que precisam de harmonia e espiritualidade.

Roxo​

Remete à espiritualidade. Essa cor pode regenerar o sistema nervoso estressado e com fadiga prolongada. Reduz medos e angústias e traz estabilidade e equilíbrio da consciência. 

“Devolve o ritmo da glândula pineal, purifica o organismo, acalma os músculos e a superexcitação nervosa”, comenta a instrutora de meditação. 

Utilizar o roxo em ambientes de atividades espirituais e de meditação favorece o relaxamento.

Laranja​

“É uma cor de regeneração, reconstrução e restauração, ligada à autoestima e aos relacionamentos“, indica Roberto. 

É também o tom da alegria, do calor e da vontade. “Libera a energia, aviva as emoções e origina bem-estar e satisfação”, conta Solange. 

Sendo, ainda, um estimulante mental, utilizá-la em ambientes de estudo e trabalho favorece a concentração.

Vermelho​

Visto como a cor da paixão e da sedução, o vermelho também transmite força e coragem. 

“Ele exerce um efeito tônico, estimula as células cerebrais e a combatividade. Recomenda-se usar em períodos de competições”, destaca a especialista. 

Em ambientes, pode trazer energia e motivação, mas deve ser utilizada em pequenos espaços e com moderação, para não agitar demais.

Amarelo​

Representa calor e energia: “É estimulante, energizante, purificador e eliminador. 

Estimula a percepção, o intelecto e o sistema nervoso central. Desperta esperança em doentes que desistiram da cura, fortalece os olhos e os ouvidos. 

Auxilia nas situações de desespero e melancolia”. Pode ser utilizado também em áreas de alimentação, pois o amarelo estimula o apetite.

Verde​

Associada à paz, natureza, saúde e abundância, essa cor equilibra corpo e mente. 

Por auxiliar na imunidade e ter propriedades analgésicas, é bastante utilizada no tratamento de doenças, inclusive, podendo ser utilizada em ambientes hospitalares. 

Contudo, por ser fatigante, seu uso em excesso pode favorecer a depressão. A cromoterapia aconselha manter a cautela!

Preto e branco

São opostos… Um é a ausência de cor (preto) e, o outro, é a soma de todas elas (branco). 

O preto normalmente remete à tristeza e luto, mas também à autoridade e luxo. “Um ambiente preto aumenta a capacidade de ação das outras cores, quando aplicadas simultaneamente”, recomenda Roberto. 

Já o branco remete à paz. “Está associado à ordem, estabilidade e harmonia”, finaliza Solange.

*Informações Alto Astral


+ Saúde