Cristais Paulista sedia no dia 3 de agosto, Campeonato Estadual de Fanfarras

  • Entre linhas
  • Publicado em 26 de julho de 2019 às 17:23
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:42
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

XVI Paulistão 2019 levará o nome do Maestro Milton Ferreira Fontelas, o “Gordo”, em sua homenagem

Cristais Paulista será a sede da abertura do XVI Paulistão 2019 – Campeonato Estadual de Fanfarras e Bandas em evento que acontece no próximo dia 03 de agosto (Sábado) na Praça Central Nossa Senhora D`Abadia, a partir das 16 horas. Várias corporações musicais do Estado de São Paulo estarão se apresentando e competindo, trazendo uma expectativa de participação de mais de 2.000 músicos que se apresentam com suas respectivas corporações.

O evento segue o calendário de realização em diversas cidades do estado, sendo realizado em variadas datas até que chegue a sua final, cujo calendário ainda não foi disponibilizado pela Federação de Fanfarras e Bandas do Estado de São Paulo (FFABESP) – realizadora do evento – o que ocorrerá em momento oportuno.

Em Cristais Paulista, assim como em outros municípios, a realização do XVI Paulistão é uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a FFABESP e de acordo com a Prefeita Dra. Katiuscia de Paula Leonardo Mendes “o evento tem por principio resgatar a musicalidade cristalense, já que Cristais Paulista sempre foi uma cidade muito musicalizada. Durante doze anos (de 2000 a 2012) o município realizou o seu próprio concurso. Passamos sete anos sem esse brilhante espetáculo musical. Porém, este ano decidimos que deveríamos realizar para buscar reacender essa musicalidade da nossa cidade e também da nossa região”, concluiu a Prefeita.

XVI PAULISTÃO 2019 CARREGARÁ O NOME DO MAESTRO MILTON FONTELAS

                O Maestro Milton Ferreira Fontelas (sempre lembrado carinhosamente como “O Gordo”) será o grande homenageado do XVI Paulistão 2019. A homenagem será mantida em todas as etapas do campeonato que serão realizadas no estado de São Paulo até a sua final.

            Fontelas foi Professor e Maestro da Banda Marcial Municipal Maestro Rossini de Cristais Paulista (convidado pelo Setor Cultural do município) do ano de sua fundação (1999) até o dia de seu falecimento, em 20 de junho de 2009 e a partir dai os trabalhos musicais da corporação foram continuados por seu aluno Cristian Clayton Borges, que tonou-se regente efetivo da corporação.

            Amado por todos a sua volta Fontelas como funcionário da Prefeitura Municipal de Franca teve seus serviços, como músico, cedidos por muitos anos ao Tiro de Guerra 02/013, onde cuidou das várias fanfarras que atuaram, por décadas, nas atividades daquele quartel do Exército. Paralelamente, criou a Fanfarra Marcial da Escola “Otávio Martins de Souza” – Fanomas, que regeu por 26 anos e a consagrou em vários campeonatos pelo País afora, também até sua morte. Com a Banda Marcial Maestro Rossini sendo formada foi convidado pelo então Diretor de Cultura do Município (Márcio Dib) a coordenar as atividades da corporação em Cristais Paulista, aceitou e criou um sistema de parceria entre integrantes da Fanomas francana e a Maestro Rossini, mesclando-as com músicos das duas corporações. Fontelas ensinou música, respeito às regras, à hierarquia e lições de superação. Tornou cidadãos melhores mais de 3,5 mil jovens que percorreram junto a ele suas trajetórias musicais.

 

MÚSICA: UMA TRADIÇÃO CRISTALENSE

A atual Banda Marcial Municipal “Maestro Rossini” – Cristais Paulista (SP), foi fundada em junho de 1999 na Administração do Prefeito Roberto Aurélio Leonardo (1997/2000), com objetivo de continuar a fomentar a rica tradição musical que o município carregou desde os primórdios de sua fundação (por volta de 1910). Anterior a atual “Banda Marcial Municipal Maestro Rossini” outras corporações existiram. Além de várias manifestações musicais isoladas Cristais Paulista contou com a “Banda Musical Maestro Rossini” (regida pelo próprio Maestro Rossini – mais conhecido como Nica) e também outra “Banda Marcial Municipal Maestro Rossini” (sob a regência do Maestro Paulo Becker).  Com todas as antigas corporações tendo sido extintas Cristais Paulista recai em um grande vazio da forte cultura musical (característica cultural local trazida ao longo dos anos por gerações). Neste contexto e buscando valorizar essa forte tendência musical (preservando-se a homenagem ao Maestro Rossini) surge então a atual Banda Marcial Municipal Maestro Rossini – sob a Regência do Maestro Milton Fontelas (Gordo), dando oportunidade a crianças, jovens e adultos em participar da corporação, cujo objetivo ainda seria de fomentar a prática de atividades com grande valor cultural no município e a formação de valores musicais na comunidade.

Em 2000 (para a inauguração e apresentação da corporação a sociedade cristalense) o Setor de Cultura do Município cria também o Concurso de Bandas Marciais e Fanfarras Simples, que recebe o nome ainda do Maestro Rossini. O Concurso de Bandas e Fanfarras tornou-se nos 12 anos de sua realização uma marca cultural do município de Cristais Paulista. Reconhecido em todo meio musical como um dos melhores concursos realizados no Estado de São Paulo e passa a receber centenas de corporações musicais de todo o país ao longo de suas 12 edições, realizadas até 2012.  Em seus últimos quatro anos (2009 a 2010) o evento passou a receber a participação da Federação de Fanfarras e Bandas do Estado de São Paulo (FFABESP). Em 2019 a entidade volta a organizar integralmente a realização em parceria com a Prefeitura Municipal local.


+ Cidades