Criatividade na elaboração de currículos abre portas para quem busca emprego

  • Entre linhas
  • Publicado em 20 de agosto de 2019 às 16:42
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:45
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Em tempos de recessão, candidatos que apresentam um currículo criativo podem se destacar no mercado

Quem
tem experiência em entrevistas de emprego, sabe que um bom currículo chama a
atenção e pode ser um diferencial durante o processo seletivo. De acordo com a
Pesquisa
Nacional por Amostra de Domicílios Contínua
(PNAD Contínua), realizada e
divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em
agosto, no segundo trimestre deste ano, a taxa de desemprego ficou em 12%,
totalizando 12,8 milhões de brasileiros em busca de recolocação ou mesmo de um
primeiro emprego. Então como se destacar em meio à multidão, tornando-se um
candidato interessante para o mercado de trabalho? A resposta está nos currículos
criativos.

As
habilidades adquiridas pela formação acadêmica e também pela experiência, ainda
continuam a ser importantes em um currículo. Porém, em um mundo com números
crescentes de desemprego e de tecnologias que automatizam de modo crescente
diversos setores, as organizações têm valorizado muito as chamadas soft skills, ou
habilidades comportamentais, e em algumas seletivas essas habilidades podem até
mesmo superar em importância as chamadas hard
skills
, ou habilidades técnicas.

Para
se ter ideia, o Relatório
de Tendências Globais 2019
, publicado pelo Linkedin, revelou que 92% dos
profissionais de recrutamento e contratação concordam que os candidatos com
fortes habilidades comportamentais são cada vez mais importantes dentro das
corporações. Desse modo as organizações têm prezando, cada vez mais, pela
criatividade na elaboração e apresentação do candidato, por meio de um
currículo criativo, seja no design ou no uso de infográficos, até o formato,
como um vídeo-currículo.

Para
o CEO da Passadori Comunicação, Liderança e Negociação, Reinaldo Passadori, o
currículo não só é uma forma de comunicação verbal, como também não verbal.
“Além das informações escritas em seu currículo, que são as verbais, há
também o visual e o formato, consideradas não verbais, mas que também podem
dizer muito sobre você ao recrutador. Desde a escolha de cores, tipografia, até
a disposição das informações”. A seguir, confira alguns pontos que podem
te ajudar a elaborar um currículo criativo.

Planeje antes de fazer
Tire
um tempo do seu dia, em um ambiente calmo e tranquilo, com lápis e papel na
mão, e pense em toda sua trajetória profissional, mesmo que esteja iniciando.
Pense em suas experiências e habilidades e como quer mostra-las. É importante
levar em conta tanto o seu estilo pessoal, sua personalidade, quanto o perfil
da empresa, da área ou da profissão para as quais irá direcionar o seu
currículo. A identidade visual do currículo passa a ser uma amostra da sua
própria identidade.

Mude o visual
Se
preferir enviar seu currículo de forma impressa ou por e-mail, tente sair do
básico, como texto em cor preta no fundo branco. Faça alterações no design como
mudar a cor de fundo, mudar a cor e a fonte do texto, de forma que fique
legível e, ao mesmo tempo, descolado. A escolha das
cores

pode dar uma pequena amostra ao recrutador sobre sua personalidade, por
exemplo, o vermelho está associado ao espírito de liderança, vitória e energia.
Inserir infográficos que ilustrem suas habilidades e o nível delas, além de
inserir ícones ou figuras que as representem também é uma forma de chamar a
atenção do recrutador e mostrar sua criatividade.

Inove no formato
Um
jeito inovador de evidenciar suas soft
skills
está na escolha do vídeo currículo. Para optar por este
formato é importante escolher um bom local de gravação, uma boa câmera, criar
um roteiro para direcionar o discurso e a postura, além de ser o mais claro e
objetivo possível em até 3 minutos de gravação. Entre os benefícios de um vídeo
currículo estão a possibilidade de inovar na abordagem, seja na escolha de um
cenário diferente, seja na edição criativa do vídeo, além da otimização do
processo seletivo, adiantando algumas etapas e permitindo que mais candidatos
de outras cidades possam participar.