Crianças têm papel maior do que se pensava na transmissão da covid-19

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 20 de agosto de 2020 às 14:13
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:07
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pesquisadores se surpreenderam com resultado de que crianças podem transmitir o vírus mais que adultos

​A Escola Médica da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, realizou um estudo que concluiu que as crianças têm papel expressivo na transmissão da doença causada pelo novo coronavírus e podem chegar a ser mais contagiosas do que os adultos.

Foi o maior estudo de transmissão de Covid-19 já publicado com crianças.

Mesmo sem sintomas, crianças e jovens apresentaram carga viral, nas vias aéreas, maior do que adultos internados em estado grave nas UTIs de hospitais, o que aumenta a capacidade de transmissão da doença.

O resultado surpreendeu os pesquisadores que fizeram o estudo com 192 crianças e jovens, de 0 a 22 anos. 

O estudo ainda contraria hipóteses anteriores de que o número reduzido de receptores do coronavírus nas crianças significaria uma carga viral menor. 

Os dados mostraram que, apesar da menor quantidade de receptores, até crianças menores podem ser mais contagiosas do que adultos.

As conclusões podem ter implicações globais na discussão sobre a volta às aulas presenciais, já que mostra o potencial de contágio em locais com grandes concentrações de crianças. 

O alerta é sobre a transmissão da doença para professores e funcionários das instituições, além do risco de levarem a doença para casa, o que poderia ser mais um fator de risco para pessoas vulneráveis.

*Fonte: CNN Brasil


+ Ciência