CRIANÇA DIZ CADA UMA!

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 3 de novembro de 2016 às 10:25
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:01
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

    Eu estava furibundo¹

    Morávamos (Regina, os filhos e eu) há algum tempo em uma pequena chácara, próxima ao Poli Esportivo. Os meninos: Guilherme (9 anos), Luciana (7) e Liliana (5) eram ótimos, cândidos, disciplinados – em nossa presença. O Gui meio retraído; a Lu inquiridora e inquieta; a Li, mais tímida e com as pálpebras meio caídas, parecia zonzona – mas era a mais“esperta” e atenta. Bastava a ausência dos pais para que as artes ocorressem².

   A criatividade deles era surpreendente. ”Pra” encurtar, ortopedistas os adoravam: somente a Lu, em apenas seis meses, quebrou o braço direito TRÊS vezes: rodando dentro de um pneu, caindo da mesa da copa (sobre a qual dançava balé) e despencando do galho da mangueira.

   Como ia dizendo, no dia da minha furibundice, liderados pela Luciana os meninos aprontaram. Fiquei bravo (de mentirinha). Bati o pé, sapateei, dei “pitos” e fui encontrar a Luciana, sentadinha na cama, com os olhos lacrimejando, assustada, jeitinho de arrependimento e medo… Toda encolhidinha.

   –Humm…  Humm… (chorinho)

   −QUASE PUSERAM FOGO NA CASA!  (Voz alta)

   Trêmula, os olhinhos cobertos pelas mãos, a voz miudinha e em soluços veio a resposta:

   — A gente somos criança… “Né”, pai !?…

    Aqui uma pausa!… Quando enchemos uma bexiga, dessas coloridas que enfeitam as festas de crianças, elas adoram furá-las para ouvir o “fiiiiiiiuuuuu” e aplaudir a trajetória maluca do bólide bexigoso.

   Pois é! Esvaziou-se a fúria. Engoli a “braveza” e sai “devarinho”.  Adeus furibundice!…

    Já dizia o poeta:

“Resistir, quem há de?!…”

…..

¹ Escolhii “furibundo e furibundice” pela comicidade. Furioso, “brabo”, são ofensivas à sensibilidade de crianças. “Furibundo” tem um traço cômico,  desajeitado….

² Preferi “ocorressem” ao invés de “acontecessem”, dada à previsibilidade arteira das crianças.  

*Esta coluna é semanal e atualizada às quintas-feiras. 


+ zero