Cresce índice de motoristas bêbados flagrados ao volante em Franca

  • Entre linhas
  • Publicado em 1 de setembro de 2018 às 14:07
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:59
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Até julho deste ano, foram 1.355 autuações, entre os que fizeram o teste do bafômetro e as recusas

Bebida e volante. Essa mistura, apesar de poder ser fatal, não intimida muitos motoristas francanos, que insistem em dirigir embriagados. E os dados comprovam isso. De acordo com dados da Polícia Militar, até julho deste ano, foram 1.355 autuações, entre os que fizeram o teste do bafômetro e as recusas. São motoristas de todas as idades e classes sociais. Esse volume é responsável por gerar cerca de R$ 4 milhões ao Estado de São Paulo, em razão do pagamento da multa no valor de R$ 2.934,70. Além disso, o documento de habilitação é recolhido e o veículo retido, de acordo com o inciso 4º do artigo 270 da Lei nº 9.503 do Código de Trânsito Brasileiro.

No ano passado, Franca registrou 1.031 autuações por embriaguez e recusa. O aumento das infrações tem preocupado as autoridades que fazem ações permanentes de conscientização no trânsito. Isto porque demonstra que, apesar de todo o trabalho de orientação, muitos motoristas ainda insistir em dirigir após ingerir bebida alcoólica. E isso fica claro nos números de acidentes. Só nos primeiros meses deste ano, Franca registrou mais de 30 mortes no trânsito. E essas ocorrências não param de crescer, mesmo quando não há vítimas. “A gente vive uma calamidade no país”, ressalta o presidente do Detran, Maxwell Vieira. O consumo de bebidas alcoólicas e a imprudência são os fatores que, de acordo com o presidente do departamento, causam a maior parte das fatalidades: “90% dos acidentes fatais são decorrentes de falhas humanas”, acrescenta.

O balanço da lei

Em 10 anos de aplicação da Lei Seca, quase 245 mil motoristas foram autuados no estado de São Paulo por beber e dirigir. O balanço divulgado pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) mostra ainda que número de sanções e de operações de fiscalização foram crescendo significativamente ao longo dos anos. Com 28,4 milhões de veículos, o estado tem a maior frota do país, representando 28,9% do total. Somente na cidade de São Paulo são 8,1 milhões.

Em 2009, segundo ano de aplicação da lei, foram 21,6 mil autuações e chegou a 45 mil em 2016. O programa Direção Segura, criado para fiscalizar o cumprimento da lei, fez, em 2017, 280 operações que inspecionaram 78 mil caminhões, motos e automóveis.

Apesar do crescimento do número de autuações, os números das operações feitas pelo programa do Detran indicam, na avaliação do órgão, uma melhora na conscientização dos motoristas. Até 2016, era encontrado um motorista que bebeu álcool em uma média de cada 10 motoristas. A média subiu para 15 nas ações de 2017. “De certa forma, teve uma leve mudança de comportamento das pessoas” enfatiza o presidente do Detran.


+ Trânsito