CPFL Piratininga terá redução de 24,1% nas tarifas a partir de domingo (23)

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 20 de outubro de 2016 às 16:10
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:59
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Tarifa de energia terá redução em 26 municípios paulistas. Franca está fora desse benefício

A partir de domingo (23), as tarifas de energia dos consumidores que fazem parte do grupo CPFL Piratininga Energia, em São Paulo, serão reduzidas. A empresa atende 1,6 milhão consumidores em 26 municípios paulistas.

A conta de luz dos clientes de alta tensão, como indústrias, será reduzida em 30,22%. Por sua vez, a tarifa dos consumidores de baixa tensão, como residências e serviços comerciais de pequeno porte, terá queda de 19,48%.

A redução reflete a diminuição no valor cobrado na tarifa do encargo setorial CDE e do menor custo de compra de energia produzida pela usina hidrelétrica Itaipu, cotada em dólar (em 2016, houve redução da tarifa em dólar e valorização do real). Outro fator que contribuiu para a queda foi a devolução da perda de receita causada pela liminar obtida pelos grandes consumidores para não pagar a CDE.

Esses custos compõem a chamada Parcela A, que não são gerenciáveis pela CPFL Piratininga e não compõem a sua remuneração. A Parcela B, que considera os gastos operacionais gerenciáveis da empresa e determinam a sua remuneração, representa uma pequena parcela da tarifa de energia estabelecida pela Aneel.

Entre os principais municípios atendidos pela CPFL Piratininga estão Cubatão, Jundiaí, Santos, São Vicente e Sorocaba.​


+ Economia