Covid-19: site calcula quanto papel higiênico é preciso para quarentena

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 24 de março de 2020 às 21:58
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:31
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Há pessoas estocando 500% da quantidade de papel higiênico de que precisam para enfrentar o período

​Aparentemente devido a um efeito manada, boa parte dos habitantes do planeta colocou em sua lista de prioridades totais, nos tempos de pandemia de coronavírus, a compra de papel higiênico. 

Em alguns lugares, o artigo ficou tão raro quanto álcool em gel ou máscara para o rosto.

Mas será que fazer estoques de papel higiênico é tão necessário assim? 

Segundo uma análise da Organização Mundial da Saúde (OMS) baseada no estudo de cerca de 56 mil pacientes na China, a diarreia, um dos sintomas associados à Covid-19, apareceu em apenas 4% dos casos. 

E por enquanto, mesmo nas localidades em quarentena no Brasil, as idas aos supermercados continuam autorizadas.

Se você tem dúvidas sobre a quantidade adequada, o site Olhar Digital apresenta uma ferramenta que vai ajudar na hora de fazer os cálculos, disponível no site How Much Toilet Paper

Trata-se de uma espécie de calculadora que mostra o número certo de rolos necessários para uma pessoa (ou várias, se for o caso).

A operação é simples: basta indicar nas barras mostradas a quantidade de rolos que você armazenou e o número médio de visitas diárias ao banheiro. A calculadora analisará os números e apresentará o resultado.

Adaptações personalizadas

Naturalmente, os cálculos são feitos a partir de padrões preestabelecidos – o site pressupõe um período de quarentena de 14 dias, uma média de 5 limpezas por visita, 2 folhas por limpeza e 160 folhas por rolo. 

Como os padrões de rolos podem ser diferentes de país para país e a quantidade de folhas por visita fica a critério do usuário, por exemplo, a área “Advanced Options” permite que você adapte a conta aos seus hábitos de consumo.

Uma alternativa que segue no caminho mais detalhado de consumo é o site Got Paper?.  O cálculo aqui inclui até mesmo as folhas usadas para limpeza doméstica (sim, algumas pessoas também usam papel higiênico em casos assim).


+ Cotidiano