Coronavírus: Médicos alertam para efeitos do vírus após recuperação

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 30 de abril de 2020 às 20:14
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:40
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A Covid-19 danifica os pulmões e também os rins, os vasos sanguíneos, o coração, o cérebro e outros órgãos

Os doentes que foram internados em cuidados intensivos devido à Covid-19 e que recuperaram podem sofrer efeitos persistentes do vírus, que danifica os pulmões e também outros órgãos, segundo um artigo publicado na revista Science.

“O problema que mais enfrentaremos nos próximos meses é o de como vamos ajudar essas pessoas a recuperar”, diz Lauren Ferrante, pneumologista da Faculdade de Yale, Estados Unidos.

A covid-19 danifica não apenas os pulmões mas também os rins, os vasos sanguíneos, o coração, o cérebro e outros órgãos, segundo a revista.

Ela acrescenta que são ainda desconhecidos os problemas a longo prazo causados pelo novo coronavírus, que provoca a doença covid-19.

A especialista diz que a maioria dos doentes que estiveram ligados a ventiladores poderá recuperar a sua função pulmonar, mas que outros podem ficar com problemas respiratórios durante muito tempo.

“Após qualquer caso grave de pneumonia, uma combinação de doenças crônicas subjacentes e inflamações prolongadas parece aumentar o risco de outras doenças, incluindo ataque cardíaco, derrame e doença renal”, diz Sachin Yende, epidemiologista da Universidade de Pittsburgh, também nos Estados Unidos.

E Dale Needham, da Universidade Johns Hopkins (EUA), acrescenta que os doentes que passam algum tempo em cuidados intensivos, independentemente da doença que os leva lá, também são propensos a um conjunto de problemas de saúde física, cognitiva e mental, depois de saírem.

Doentes com longos períodos de ventilação são propensos a atrofia e fraqueza muscular, e correm ainda o risco de delírio, até por causa dos sedativos a que são sujeitos.

Terri Hough, médico de cuidados intensivos pulmonares da universidade norte-americana de Washington, diz que as pessoas não devem ser colocadas com ventiladores mais tempo do que o necessário, porque tal afeta-lhes a saúde após a recuperação.

O novo coronavírus, que provoca a doença covid-19, já provocou mais de 207 mil mortos e infectou mais de 3 milhões de pessoas em 193 países e territórios, segundo um balanço da AFP.

No Brasil, os números mudam a toda hora, mas é preocupante.


+ Saúde