CÔT e Spätburgunder… Você conhece estas uvas?

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 28 de março de 2017 às 15:49
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 13:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Falando de mais uvas que tem os nomes diferentes quando mudam de terroir, região ou país, já degustou um vinho da variedade francesa Côt ? Tem ideia por qual outro nome esta uva é conhecida? E onde produz grandes vinhos???

Original da cidade de Cahors no sudoeste da França, este tipo de uva não produziu grandes e inesquecíveis vinhos. Até ser transportada para Argentina, e lá começar uma produção que mudaria a ideia desta cepa que ficou conhecida como Malbec.

Isto mesmo, a uva Malbec que tanto faz sucesso merecido em Mendoza na Argentina, com grandes vinhos, é a mesma Côt da França. Mas com uma diferença crucial, o terroir, e isto, muda tudo.

Não tente comparar um vinho francês com um argentino só por serem elaborados com a mesma uva, são totalmente diferentes.

O mesmo acontece com a conhecida Spätburgunder… ops, não conhece vinho desta uva??? Nome estranho né? Como eu posso dizer que é conhecida ? ? ?É que este é o nome menos ou quase nada conhecido por aqui. Se eu falar , então , da uva Pinot Noir… melhorou?

Pois estes são os nomes da mesma uva. Como também o nome de Pinot Nero usado na Itália, o que para nós brasileiro já entendemos com mais facilidade como uma tradução do francês para o italiano. Mas na Alemanha, Austria e Suiça, os nomes mais usados são Spätburgunter ou Blauburgunder. 

Bem, independente dos nomes que usamos, as vezes parecendo impronunciáveis, o importante, é conhecer e degustar estes vinhos. Que além de mudar de nomes, mudam os aromas e sabores, mostrando a complexidade e importância de cada terroir.


+ zero