Costuma tomar aspirina diariamente? Cuidado! Isso pode estimular o câncer

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 20 de agosto de 2020 às 04:34
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:07
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Um dos remédios mais populares do mundo tem sido alvo de diversos estudos nos últimos anos

​Um dos remédios mais populares do mundo tem sido alvo de diversos estudos e pesquisas nos últimos anos.

Os efeitos da aspirina têm sido pesquisados em sua relação para proteger idosos de demência, declínio cognitivo e câncer.

O resultado do estudo foi publicado no Journal of the National Cancer Institute na última semana. Ele mostra que idosos submetidos a uma dose baixa de aspirina todos os dias apresentaram um risco maior de desenvolver câncer, acelerar a a doença ou até mesmo causar a morte por conta dela.

Mais de 19 mil pessoas com mais de 65 anos participaram do estudo. Nenhum deles apresentava qualquer doença cardiovascular, demência ou deficiência física e foram acompanhados por cerca de 4,7 anos.

De acordo com o estudo, não houve evidência de que a aspirina tenha sido eficaz na redução do risco de demência ou do declínio cognitivo. Mas a aspirina foi associada a um maior risco de câncer e morte pela doença.

“As mortes foram particularmente altas entre aqueles que receberam aspirina e foram diagnosticados com cânceres sólidos avançados, o que sugere um efeito adverso da aspirina no desenvolvimento da doença”, disse um dos autores do estudo, Andrew T. Chan.

Segundo o estudo, a aspirina pode acelerar a progressão do câncer, portanto, é preciso muito cuidado com sua administração, principalmente em pessoas idosas e/ou que já tiveram câncer.


+ Ciência