Costela assada: paixão dos gaúchos e também da maioria dos francanos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 17 de novembro de 2015 às 21:34
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:31
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Sabor da costela assada na brasa é único e deixou de ser privilégio dos churrasqueiros gaúchos


Costela gaúcha, uma delícia para ser apreciada nos pampas e também em Franca (Foto: Correio de Uberlândia)

É comum, até mesmo em dias de semana, ao passar pelas ruas de Franca sentir o inconfundível cheiro de churrasco. Dá até água na boca não é mesmo? E, entre as iguarias do churrasco, a costela preparada à moda gaúcha é uma das preferidas. O prato deixou de ser exclusividade dos pampas gaúchos e se tornou comum na mesa mineira e, claro, em Franca. Exige paciência, mas é simples para fazer. Veja: 

Receita

Ingredientes:

– 1,5kg de costela bovina
– Sal grosso
– Amaciante para carne
 – Pasta de alho

Modo de preparo:

Inicie o preparo até 24 horas antes de assar. O primeiro passo é temperar a carne com o sal grosso e o amaciante de carne. Depois, enrole a peça em um plástico e deixe no congelador de um dia para o outro. Feito isso, em um espeto grande, leve à churrasqueira com pouco carvão e deixe assar por 30 minutos. Assim que a borda já estiver ao ponto, sirva e volte a carne para a churrasqueira.

Um segredo é servi-la aos poucos. As costelas convencionais demoram mais de cinco horas para ficar totalmente assadas e, quando servidas, você corre o risco de comer carne fria no final. Assando e servindo aos poucos, ela sempre ficará bem passada e quentinha.


+ Gastronomia