​Corridas Hípicas: sucesso de organização e público mesmo sem auxílio oficial

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 28 de setembro de 2018 às 11:47
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:03
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Liga das Hípicas e os clubes dão exemplo de organização e público corresponde em massa

Se de um lado as corridas hípicas da temporada 2018 têm sido exemplo de organização para os demais esportes coletivos locais, de outro se lamenta a promessa vazia feita pelo atual prefeito de Franca, enquanto ex-deputado estadual de que a competição (única do gênero no País) seria incluída no calendário oficial turístico do Estado de SP.

A proposta não se efetivou na época em que foi feita e muito menos depois que Gilson de Souza, enquanto deputado deixou a Assembleia Legislativa.

Esperava-se que como prefeito, ele apoiasse ao menos os clubes locais (Nove de Julho, Franca e Três Colinas) que têm seus campos nos condomínios rurais de Paiolzinho e Terra Brasil (o Franca deixou até mesmo de usar o Parque de Exposições Fernando Costa, onde era seu campo) e na Estrada Franca-Claraval, respectivamente.

Sem nenhum apoio da Prefeitura de Franca, a Liga das Corridas Hípicas Regionais de Franca (LCHRF) promove, mais uma vez, um campeonato que é sucesso em todos os sentidos (prefeituras da região, entretanto, apoiam seus clubes com apoio financeiro ou manutenção de estádios hípicos)

O sucesso da competição, mais uma vez, é garantido por uma eficiente organização por parte da diretoria da LCHRF, formada por representantes dos nove clubes que participam do campeonato.

Além disso, o grande público que assiste às corridas, mesmo em seus turnos iniciais, mas principalmente na fase decisiva, como se vê nesta fase semifinal que já teve corridas em Cristais (no Estádio Hípico Nenê Malaquias e no Campo do Areião) e agora, nas partidas de volta, é um referencial de sucesso.

Os torcedores prometem lotar, neste final de semana, os estádios hípicos do Seis de Abril de Ibiraci e no Parque de Exposições de Cássia, onde o time local manda suas partidas neste sábado e domingo (veja detalhes abaixo).

As Hípicas são uma paixão à parte dos amantes das corridas que unem a agilidade de cavaleiros e cavalo.

As partidas, que têm uma média de 3 mil torcedores a cada partida receberam um índice de presença de torcedores ainda maior na primeira rodada da fase semifinal para algo em torno de 5 mil pessoas em cada uma das duas semifinais realizadas no sábado e domingo passados.

A RODADA

Os Clubes Hípicos de Cássia, Areia, Ibiraci e Cristais dão sequência, neste final de semana, aos confrontos das semifinais do Campeonato 2018 da Liga das Corridas Hípicas Regionais que foram iniciados na semana passada.

Assim, com a inversão do mando o CH Cristais Paulista tem a dura missão de vencer o líder absoluto dos dois turnos da temporada, o CH Cássia, que venceu a primeira semifinal em Cristais e agora corre em seu campo, no Parque de Exposições da cidade.

A corrida entre Cássia e Cristais acontece neste sábado (29) às 15h.

Na primeira partida, no domingo passado, o Cássia bateu o time cristalense por uma diferença de 92 pontos, com placar final de 431 a 339.

No domingo o CH Seis de Abril recebe em seu Estádio Hípico, em Ibiraci, ao time do CH Areia, a quem venceu no sábado passado no Campo do Areião por uma diferença de apenas 7 pontos (399 a 392).

OS NOVE PARTICIPANTES DA TEMPORADA

CH Cássia (MG)

CH Seis de Abril (Ibiraci)

CH Nove de julho (Paiolzinho, Franca)

CH Três Colinas (Franca)

CH Franca (Franca)

CH Claraval (MG)

CH Cristais Paulista (SP)

CH Areia (Cristais, SP)

CH Ribeirão Corrente (SP).​


+ Corrida Hípica