Corrida Global 6K pela Água chega ao Brasil e será realizada neste sábado, 04

  • Entre linhas
  • Publicado em 2 de maio de 2019 às 19:18
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:32
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Evento solidário tenta arrecadar fundos para levar a água potável aos países mais desfavorecidos

Por que corridas populares são de 5 ou 10 Km? Ou 20? Ou meia maratona? No sábado, 4, em São Paulo e Brasília a corrida será de 6 km, mas a distância tão incomum tem um significado: 6 quilômetros é distância média que as pessoas nos países em desenvolvimento caminham para ter acesso à água limpa e potável. O objetivo da corrida 6K for Water, ou 6k pela Água, é para arrecadar fundos para projetos para levar esse bem precioso às populações mais carentes de diversos países. O projeto é mundial. Neste mesmo fim de semana de maio, corredores de todo o planeta vão percorrer seis quilômetros em mais de 20 países. No ano passado, 48 mil pessoas em 23 países correram ou caminharam 6K para levar água limpa para mais de 63 mil pessoas necessitadas.

Em 2019, pela primeira vez, a ONG Visão Mundial vai realizar a corrida no Brasil. No sábado, 4 de maio, o evento acontecerá nas cidades de São Paulo e Brasília com uma causa muito especial: beneficiar o Projeto Mandacaru, que atua desde 2007 em 98 comunidades rurais do município de Inhapi, no Alto Sertão de Alagoas. A taxa de inscrição de cada participante é de R$ 90,00, com esse valor a ONG Visão Mundial Brasil viabiliza a estrutura e material para o evento em questão e destinará o restante ao projeto de acesso à água para a Comunidade de Mandacaru, por meio de ações como construção de uma cisterna comunitária ou viabilização de um Sistema de Dessalinização da água do Poço, a depender do montante total que for arrecadado. A esperança é ter cerca de 200 corredores em cada cidade.

As inscrições podem ser feitas pelo site Eventbrite (link no serviço) até dia 3 de maio, sexta-feira, ao 12h. O corredor irá

receber um kit com uma camiseta, a medalha ao final e número de corredor, com uma foto de uma das crianças que ele estará ajudando apoiando essa causa. O corredor poderá correr ou andar com a foto da criança como um lembrete de que cada passo que dá é um que eles não terão que fazer.

“Uma distância de 6 km que pode ser concluído em família, com as crianças, caminhando ou correndo. Uma oportunidade de fazer a diferença. Este é um ato de solidariedade”, diz Raissa Rossiter, diretora nacional da ONG Visão Mundial Brasil. E continua: “O objetivo final é reduzir os dados devastadores: 1.000 crianças morrem todos os dias no planeta devido a problemas relacionados à falta de acesso à água potável.”

Quase 1.000 crianças menores de 5 anos morrem todos os dias por diarreia causada por água contaminada, falta de saneamento e higiene inadequada. Em janeiro deste ano, o Governo de Alagoas renovou o decreto de emergência por causa da seca em 39 municípios do estado. Já são quase 7 anos de seca em Inhapi. A Visão Mundial acredita que a crise global de água e saneamento pode ser resolvida e por isso, lidera a provisão de água potável nos países em desenvolvimento. Os projetos de água da ONG funcionam em harmonia com outras áreas-chave de desenvolvimento, como saúde, educação, alimentação e desenvolvimento econômico. Essa ajuda alcança uma nova pessoa a cada 10 segundos e mais três escolas todos os dias com água potável.

Diante da maior seca dos últimos anos da região Nordeste, no segundo semestre de 2015, a Visão Mundial lançou a campanha Ser-tão Criança para responder à urgência das famílias por água. Poços artesianos foram cavados, oficinas de manejo de água disseminou informações relevantes aos comunitários e carros-pipa foram doados para suprir a necessidade emergencial. Mas eles continuam precisando de ajuda.

A comunidade Poço do Boi é uma das mais vulneráveis do município. Uma das maiores dificuldades da comunidade é o acesso à água. No Projeto Mandacaru, são atendidas diretamente 3.054 crianças e adolescentes em comunidades rurais com atividades de sensibilização sobre alternativas de preservação e conservação das fontes de água e nascentes, capacitação sobre tratamento da água de chuva e gestão dos recursos hídricos, solução do acesso à água por meio de ações como construção de cisternas familiares e comunitárias, perfuração de poços artesianos e dessalinização da água. O que eles mais estão precisando agora é de unidades de armazenamento de água: cisternas, poços artesianos e sistemas de tratamento de água.

A corrida também acontece simultaneamente na Austrália, Áustria, Brasil, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Espanha, República Checa, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, México, Polônia, Romênia, Turquia, Taiwan, Coreia do Sul, Japão, Rússia, Tailândia e Suíça.

Links para inscrições:

São Paulo
http://sp-global6k.eventbrite.com.br 

Brasília
http://bsb-global6k.eventbrite.com.br

DATA: 04 de maio de 2019, sábado.
HORÁRIO: Das 7:00 às 11:00
PERCURSO – Corrida ou Caminhada de 6 quilômetros

O percurso terá um total de 6K, podendo ser corrido ou caminhado pelos participantes. Com a opção de realizar parte do percurso caso seja da vontade do corredor.

PROGRAMAÇÃO

· 07:00 – Abertura da arena

· 07:00 às 7:45 – Retirada do Kit

· 07:45 – Preparação para Largada

· 07:50 – Chamada para Largada

· 08:00 – Largada

· 10:00 – Premiação

· 11:00 – Encerramento

SÃO PAULO
LOCAL: Parque das Bicicletas. Alameda Iraé, 35 – Moema, São Paulo – SP, 04075-000
Entrada mais próxima à arena de largada: Alameda Iraé, 35 – Moema. 750 m da Estação Moema do Metrô – Linha Lilás.
Entrada mais próxima ao Estacionamento: Rua Pedro de Toledo 1651 – Moema. 290 m da Estação AACD-Servidor do Metrô – Linha Lilás

BRASÍLIA
LOCAL: Parque Deck Sul – St. de Clubes Esportivos Sul – Asa Sul, Brasília – DF, 70297-400.
*entrada ao lado da Ponte das Garças e local com opção de estacionamento.

Site oficial:http://www.teamworldvision.org/6kforwater

Sobre a Visão Mundial
A Visão Mundial Brasil integra a parceria World Vision International, que está presente em cerca de 100 países. No País, a Visão Mundial atua desde 1975 em 10 estados, beneficiando 2,7 milhões de pessoas com projetos nas áreas de educação, saúde/proteção da infância, desenvolvimento econômico e promoção da cidadania. Seus projetos e programas têm como prioridade as crianças e adolescentes que vivem em comunidades empobrecidas e em situação de vulnerabilidade. Nesses 42 anos de atuação no Brasil, a Visão Mundial se consolida como uma organização comprometida com a superação da pobreza e da exclusão social.


+ Esportes