Córregos de Franca recebem manutenção após recentes chuvas dos últimos dias

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 27 de dezembro de 2019 às 00:53
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Medida compreende a poda da vegetação, coleta dos resíduos e pequenos reparos nos paredões

Depois das recentes chuvas dos últimos dias, a Prefeitura voltou a mobilizar suas equipes para o trabalho preventivo de manutenção nos três principais córregos que cortam a cidade: dos Bagres, Cubatão e Espraiado. 

A medida compreende a poda da vegetação nas laterais e o recolhimento dos resíduos até pequenos reparos nos paredões de concreto armado onde as pequenas rachaduras que surgem se não forem corrigidas podem se transformar em rompimentos de toda a estrutura.

As equipes da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente percorrem os três canais, inspecionando também a estrutura sob as pontes, passarelas e pontilhões. 

Nos trechos onde os leitos dos córregos estão tomados por objetos de grande porte, que muitas vezes não é possível fazer a remoção manualmente (placas de concreto, de asfalto, sofás, aparelhos de TV e outros), são pontuados para retirada com a utilização de máquinas.

Esse tipo de manutenção está sendo feita sistematicamente, especialmente logo após períodos de chuvas fortes em que os córregos recebem grande volume de água. 

A preocupação é identificar os problemas em seu início e programar a intervenção logo em seguida, evitando que a situação se agrave, levando a interdição e riscos de acidentes com maiores consequências.


+ Obras