Corpo de Bombeiros e​Defesa Civil fazem oficina para tratar de Estiagem

Foi destacada a formação de equipes de brigadistas para enfrentar ocorrências que surgem na estiagem

Postado em: em Cotidiano

O auditório da secretaria municipal da Educação foi palco nesta terça-feira, de um importante encontro envolvendo autoridades locais e da região, sobre a Operação Estiagem, que compreende a troca de informações e orientações da Defesa Civil Estadual, sobre prevenção incêndios no período de seca. 

O chefe de Gabinete da Prefeitura, Orivaldo Donzelli, representante da Defesa Civil na cidade e o secretário de Segurança e Cidadania, Carlos Alberto Gatti, participaram do ato que foi dividido com atividades de manhã e tarde.

O intuito foi de compartilhar com os representantes das 23 Prefeituras da região, das quais 22 compareceram, conceitos e informações a respeito de medidas preventivas que devem ser adotadas a partir do instante que as chuvas diminuírem.  

Da Prefeitura além dos dois secretários, estiveram presentes funcionários de várias secretarias e uma equipe de seis membros da Guarda Civil.

A formação de equipes de brigadistas habilitadas para o enfrentamento de determinadas situações foi destacada na ocasião, de maneira que situações pontuais possam ser contidas antes mesmo da intervenção do Corpo de Bombeiros e outras estruturas. 

Foram mostradas imagens de algumas situações de descuido que podem gerar grandes sinistros, as quais como medidas simples poderiam ser evitadas.

Os participantes saíram da oficina com as orientações básicas relacionadas a aquisição dos Kits de Segurança, que poderão ser disponibilizados às Prefeituras de acordo com as suas necessidades.  

E cada um com a missão de levar essas informações e sensibilizar as suas comunidades, proprietários rurais e outros sobre os riscos das queimadas, bem como medidas preventivas simples que se adotadas poderão evitar  desastres maiores.


Artigos Relacionados