Convênio confirma sistema Detecta de monitoramento eletrônico em Rifaina

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 6 de maio de 2019 às 13:18
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:32
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Rifaina que já é 100% monitorada amplia segurança de turistas e moradores

Quem andar pela cidade não verá, mas o sistema Detecta estará em pleno funcionamento em Rifaina dentro de mais algumas semanas, após assinatura de convênio entre a Prefeitura e a Secretaria de Segurança Pública do Estado de SP.

Assim, Rifaina, que foi pioneira do monitoramento em toda a região, também inova e amplia o sistema de segurança de moradores e milhares de turistas que visitam a cidade todos fins de semana.  

O sistema é uma forma de auxiliar a policia na solução de crimes, como o furto e roubo de veículos e identificação de pessoas desaparecidas e criminosos, por exemplo.

Antes da assinatura do convênio e do inicio das operações na cidade, o diretor de Segurança da cidade, Eduardo Néry, acompanhado do Secretário de Governo de Rifaina, Alcides Diniz –  Cidinho, responsável pela elaboração do Plano de Trabalho, esteve na Assessoria Técnico Policial – ATP – da Secretaria de Segurança Pública do Estado de SP.

O acordo entre a Prefeitura de Rifaina e a SSP-SP objetiva a mútua cooperação técnica para a gestão, operacionalização e compartilhamento de imagens e sistemas, dados e sistema de dados de interesse da segurança pública, entre a cidade e o Estado e já foi publicado no Diário Oficial do Estado de SP, passando a ter eficiência.

PARCERIA

A Secretaria de Segurança e o Município firmaram parceria, onde as câmeras de monitoramento já existentes em Rifaina receberão o software do Sistema.
“Todas as câmeras de entrada e saídas da cidade funcionarão com o Detecta, 24 horas por dia. Se um carro com notificação de furto ou roubo passar em um deles, o sistema é acionado e a polícia é avisada em questão de segundos”, comentou o secretário de Governo, Cidinho.

AMPLIAÇÃO

A ampliação do sistema de monitoramento em Rifaina, que cobre 85% do território urbano, terá o aval da Policia Militar, que junto com a Secretaria de Segurança da Prefeitura mapeou os pontos críticos e possíveis rotas de fuga dentro da cidade, para a implantação de novas câmeras.

O SISTEMA

O Detecta é o maior Big Data (conjunto de informações armazenadas) da América Latina, que integra bancos de dados das polícias paulistas, como os registros de ocorrências, Fotocrim (banco de dados de criminosos com arquivo fotográfico), cadastro de pessoas procuradas e desaparecidas, dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), registro de veículos furtados, roubados e clonados.

Na foto: o Capitão PM Thiago Castro, da Assessoria Técnico Policial, Sargento Eduardo Nery, Diretor de Segurança em Rifaina, Alcides Diniz – Cidinho, Secretário de Governo de Rifaina e o Major PM Fábio Miloco, do Gabinete deAssessoria Parlamentar da Secretaria Estadual de Segurança Pública. 


+ Segurança