Continuar a trabalhar após os 70 anos? Estas são as 4 coisas que precisa saber

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 24 de fevereiro de 2020 às 15:58
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Decisões que toma hoje vão ajudar a melhorar suas condições no futuro, mesmo a independência financeira

​No caso de sentir que não conseguiu poupar o suficiente ao longo da sua carreira profissional, a ideia de poder trabalhar mais uns quantos anos extra pode parecer apelativa. 

No entanto, a realidade pode não permitir que continue ativo no mercado de trabalho durante muito tempo após os 70.

A verdade é que a vida pode-nos reservar algumas surpresas menos positivas que nos obriguem a abandonar os nossos locais de trabalho mais cedo do que provavelmente gostaríamos. 

Nos EUA, por exemplo, um terço da população afirma querer continuar a trabalhar depois dos 70.

A verdade, porém, é que metade dos adultos reformados acabam por abandonar o seu posto de trabalho antes dos 62 anos de idade, de acordo com os dados da Reserva Federal Americana.

Grande parte destas pessoas afirma ter abandonado o mercado de trabalho mais cedo do que gostariam. 

Uma saúde fragilizada, a perda de emprego ou a necessidade de auxiliar um familiar, são as razões mais apresentadas por estes reformados e que permitem explicar este abandono precoce da força laboral.

Segundo Shane Bartling, especialista de uma famosa empresa consultora norte-americana, “a idade com que as pessoas se reformam é em grande parte definida por fatores externos que escapam ao controle individual.”

Assim, é recomendado que ao invés de definir uma idade muito concreta de quando deseja parar de trabalhar, o mais importante é que comece já a preparar o seu futuro para todas as possibilidades inesperadas que possam surgir. 

Isto irá melhorar as suas hipóteses de se continuar a sentir capaz de trabalhar até mais tarde.

Eis algumas coisas que deverá considerar:

1. Faça o melhor para se manter saudável

Grande parte das pessoas que se reforma mais cedo acaba por tomar esta decisão devido ao fato de estar a sofrer com um qualquer problema de saúde, deficiência ou dor crônica. 

É assim fundamental que dê prioridade ao seu corpo e mente e tome as decisões certas para continuar saudável durante toda a sua vida.

2. Mantenha a sua rede de contatos

Continuar a manter contatos com várias pessoas dentro da sua rede profissional é algo que deve fazer sempre, independentemente da sua idade. 

No entanto, na segunda fase da sua vida isto pode tornar-se ainda mais importante para garantir que continue inserido no mercado de trabalho. As pessoas certas irão trazer as oportunidades certas.

3. Esteja disponível para ganhar menos

Se planeja continuar a trabalhar depois dos 70, então é bom que se prepare para não continuar a auferir o salário alto que tem hoje. 

Prepare-se financeiramente para aceitar propostas de trabalho com condições salariais menos favoráveis. Reduza os seus custos e comece já a preparar o seu estilo de vida após a reforma.

4. Procure obter independência financeira

Ao invés de se concentrar tanto na data em que se deseja reformar, procure pensar antes em tudo aquilo que vai precisar para o fazer. 

Sobretudo em termos financeiros, quanto irá custar a sua reforma? Quanto espera gastar e quais serão os seus custos nessa fase? 

Existem muitas calculadoras de reforma disponíveis online que podem ajudar a fazer estas previsões. Procure definir um objetivo de poupança e tome decisões que lhe permitam alcançar essa meta.


+ Economia