Contas de luz continuam “no vermelho” em todo mês de maio em Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 28 de abril de 2017 às 17:46
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:10
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O sistema, contestado por muita gente, é atualizado mensalmente pelo órgão regulador

A Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica – decidiu que as contas de luz vão continuar com a bandeira vermelha no mês de maio. O anúncio foi feito nesta sexta-feira e significa que, com a bandeira vermelha em destaque, serão adicionados R$ 3 a cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos.

O sistema, contestado por muita gente, é atualizado mensalmente pelo órgão regulador, que avalia a situação dos reservatórios em todo o País para tomar uma decisão. A bandeira vermelha é uma espécie de “punição” para quem gastar mais com baixa demanda nos reservatórios.

“Eu não sei como funciona isso, só sei que minha conta só tem subido de valor e a gente gasta o mesmo tanto. É um absurdo que a população pague por tudo”, disse o segurança Tiago Silva, morador no Parque do Horto.

É o segundo mês consecutivo em que vigora a bandeira vermelha. O recurso ficou acionado durante todo o ano de 2015 e nos meses de janeiro e fevereiro de 2016. De lá para cá, as contas mensais oscilaram entre bandeiras verde e amarela, que respectivamente não pune e pune menos os consumidores.

Em março, vigorou a bandeira amarela, que adiciona R$ 2,00 para cada 100 kWh consumidos. De dezembro a fevereiro, havia vigorado a bandeira verde, sem nenhuma cobrança adicional na conta de luz.


+ Economia