Consumidos cada vez mais, suplementos alimentares podem ser nocivos à saúde

  • Entre linhas
  • Publicado em 7 de julho de 2017 às 17:03
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:15
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Uso indevido pode provocar desde sobrecarga renal, choque anafilático, ansiedade a diarreia, entre outros

Todos os dias, milhares de pessoas procuram suplementos alimentares na busca de produtos que possam melhorar sua performance e estética. Para estas pessoas, pouco importa que os suplementos ainda sejam alvos de divergências científicas sobre sua eficácia ou prejuízos que possam causar à saúde. “Mesmo sendo seguros, o uso indevido de suplementos pode provocar inúmeros problemas de saúde, como sobrecarga renal, formação de cálculos renais, hipercalcemia, hepatomegalia, choque anafilático, ansiedade, obesidade, náuseas, diarreia entre outros”, salienta o nutricionista esportivo funcional, Mailson Lima Mendes, evidenciando a importância de uma indicação profissional.

O nutricionista esportivo funcional, Mailson Lima Mendes explica sobre o assunto

Os suplementos nutricionais são composições destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes como vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos, aminoácidos ou carboidratos que podem estar faltando ou que não podem ser consumidos por algum fator extrínseco. “Os suplementos têm variados propósitos, geralmente são para melhorar o desempenho físico, aumento de massa muscular, redução da gordura corporal, aumento da capacidade aeróbica, recuperar e/ou promover alguma característica que melhore o desempenho esportivo”, explica Mailson, acrescentando que a variedade existente no mercado é grande.

Na prática

O crescente consumo dos suplementos alimentares se dá, segundo Mailson, pelo fato de que, imediatamente após iniciar algum tipo de exercício físico, é comum ver os indivíduos adquirirem suplementos alimentares acreditando que ele será o responsável pelo sucesso de seu treinamento e também que a quantidade é proporcional ao desempenho. “Com isso a compra e utilização de suplementos são normalmente feitas de forma excessiva, sem indicação alguma de um nutricionista, podendo apresentar riscos à saúde e também ao seu bolso”, alerta.

Neste contexto pode-se destacar ainda a falta de informação sobre a dieta, hábitos alimentares inadequados e a grande influência dos meios de comunicação social. “Os produtos que prometem auxiliar o fortalecimento muscular, o ganho de massa e a força, muitas vezes não condizem com a realidade nutricional metabólica dos praticantes”, ressalta o nutricionista esportivo funcional. Os frequentadores de academias têm uma ideia errônea dos resultados esperados com a suplementação alimentar. Mailson recebe diariamente em seu consultório pacientes achando que se tomar o suplemento mais caro e/ou consumir o mesmo suplemento da pessoa famosa do Instagram vai ter o mesmo resultado que ela. “Mas se a pessoa tiver em sua rotina diária uma alimentação equilibrada em macro e micronutrientes com relação em ingestão e gasto total diário, não precisará utilizar nenhum tipo de suplemento”, diz.

No entanto, ele diz ter casos particulares, como a de seus atletas, com duas ou até três sessões de treinamento ao dia, e que em razão disso, necessitam da suplementação, pois o gasto energético é muito elevado e os suplementos aceleram o processo de ressíntese do glicogênio (reserva de energia) para o próximo treino. “Mas se o indivíduo tem somente um treino no dia, esta suplementação não se faz necessária. Com uma dieta periodizada de forma correta e a devida disciplina em segui-la, conseguimos os resultados esperados”, reforça.

NO FOCO

Mailson Lima Mendes – Nutricionista Esportivo Funcional

Pós-graduado em Fitoterapia, Alimentos Funcionais e Suplementação pela Faculdade de Medicina de Rio Preto; especializando em Nutrição Esportiva pela USP

Atua na área de emagrecimento, melhora da performance física, qualidade de vida e preparação de atletas de lutas e fisiculturismo

Telefones (16) 9.92762533 (Franca) e 36249311 (Ribeirão Preto)

Instagram Nutricionista Mailson Mendes 

Facebook Nutricionista Mailson Mendes