Conselho Tutelar: eleição de novos conselheiros acontece domingo, 06

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 3 de outubro de 2019 às 20:33
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:53
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Eleição acontece em todo o país. Em Franca, serão eleitos 10 titulares e seus respectivos suplentes

Acontece neste domingo, dia  06 de outubro, em todo o território nacional a eleição para escolha dos conselheiros tutelares que a partir de janeiro deverão assumir suas funções, com mandato de 4 anos. 

Em Franca, onde existem dois Conselhos, serão eleitos 10 titulares e os respectivos suplentes, cujo processo segue as regras comuns das eleições conduzidas pela Justiça Eleitoral, podendo votar toda pessoa a partir de 16 anos com os seus direitos eleitorais em dia.

O pleito ocorrerá das 9 às 17 horas, no prédio da Unidade II do Centro Universitário Uni-Facef (Av. Dr. Ismael Alonso y Alonso, 2400, bairro São José), onde foram disponibilizadas 25 salas com as respectivas urnas e dois computadores. Isso permitirá uma agilidade maior que na eleição anterior, esperam os membros da Comissão Eleitoral.

A utilização das urnas eletrônicas não foi autorizada pela Justiça Eleitoral do Estado, daí a utilização do processo manual, onde o eleitor deverá preencher na cédula com o nome ou número do candidato. 

Oficialmente participam do pleito segundo o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, 43 candidatos, pois ninguém formalizou pedido de desistência. 

O resultado da eleição será conhecido ainda na noite de domingo, já que a Comissão Eleitoral trabalha com o planejamento de começar a apuração logo após às 17 horas, com o fechamento dos portões e os últimos votantes.

Todas aquelas pessoas que estiverem dentro do prédio da Facef até as 17 horas, poderão exercer o seu direito. 

A Prefeitura está oferecendo toda a estrutura, inclusive com a cessão de servidores para auxiliar nos serviços. No domingo de manhã, às 7h30, haverá uma reunião geral com esses agentes, mesários e demais envolvidos para as orientações finais. 

Para as pessoas idosas, gestantes com crianças de colo e pessoas com deficiência, além da entrada principal foi definido um acesso alternativo pelos fundos da Facef, com o objetivo de facilitar o atendimento daqueles que tenham alguma limitação.

 Para votar é preciso apresentar o título de eleitor e um documento com foto. Na ausência da foto, a Comissão Eleitoral deliberou na reunião de quarta-feira, que o eleitor poderá apresentar o comprovante de voto da última eleição que será confrontado com a listagem da Justiça Eleitoral e será autorizado a exercer o seu direito.


+ Cotidiano