Conheça 10 formas simples de economizar energia elétrica em casa

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 23 de outubro de 2019 às 20:03
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:57
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Para reduzir gastos e criar um ambiente confortável o uso planejado dos recursos naturais é essencial

Economizar energia dentro de casa é bem mais simples do que você imagina. 

Pequenas mudanças de hábitos e escolhas conscientes no dia a dia podem fazer a diferença no valor da sua conta de luz.

Primeiramente, é importante ficar atento aos anúncios anuais da ANEEL, além de conhecer o sistema de bandeiras tarifárias

Desde 2015, esse sistema indica se haverá ou não acréscimo na cobrança de energia de acordo com as condições de geração de eletricidade em uma determinada região.

Em segundo lugar, é fundamental se informar sobre alguns mitos e verdades a respeito do gasto de energia.

Assim, você não irá cometer erros como ligar e desligar o ar condicionado várias vezes ao dia ou deixar computadores ligados na tomada por tempo indeterminado.

Além disso, é de extrema importância escolher seus eletrodomésticos de modo estratégico e saber usá-los de forma racional. 

Já parou para pensar em formas de usar menos o chuveiro elétrico ou reduzir o seu tempo no banho? 

Já pensou em como você pode reduzir as lavagens de roupas mensais e, assim, diminuir o uso da máquina de lavar?

Por fim, investir em projetos simples, como aumentar as janelas ou trocar as lâmpadas da casa, também será importante para a sua economia.

Confira 10 dicas de como economizar energia

1. Use a luz solar a seu favor

Para aproveitar melhor a luz do sol ao longo do ano, instale janelas amplas no lado norte da casa. Para evitar calor excessivo, instale toldos, beirais ou cortinas, que bloquearão o sol do verão.

2. Isolamento

Certifique-se de que sua casa tenha bom isolamento. A temperatura numa casa com isolamento eficaz pode ser 10°C mais alta no inverno e até 7°C mais baixa no verão. Isso diminui o uso de ventiladores e aquecedores.

3. Use varal ao invés de secadoras

Sempre que o tempo permitir, use o varal no lugar da secadora de roupas. Além de economizar, você ajuda a reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa.

4. Retire eletrodomésticos da tomada

Uma das maneiras mais simples de economizar energia é tirar eletrodomésticos da tomada quando não se pretende usá-los por algumas horas. Manter os aparelhos plugados pode ser responsável por 10% da conta de luz.

5. Regule o aquecedor

Em alguns lugares do Brasil faz bastante frio no inverno, tornando o uso do aquecedor quase indispensável. Se você dispõe de aquecimento central com termostato ajustável, tente baixar um pouco a temperatura. 

Talvez você não note grande diferença, mas isto deve lhe garantir uma economia considerável: uma redução de 1°C pode diminuir a conta em 10%.

6. Mantenha o calor durante o inverno

Tape as frestas das janelas, portas e outras aberturas com panos ou materiais vedantes. Evitar a entrada de ar frio no inverno pode reduzir a perda de calor em até 25%.

Isso proporciona a você uma economia no uso do aquecedor. Outra forma de reduzir a perda de calor em até um terço durante o inverno é usar cortinas pesadas e reposteiros.

7. Troque as lâmpadas da casa

Substitua as lâmpadas incandescentes comuns por lâmpadas fluorescentes compactas (LFCs). 

Apesar de mais caras, as LFCs são mais eficientes, já que podem durar dez vezes mais e consumir 80% menos energia. 

Há ainda a lâmpada de LED que consegue ser ainda mais econômica no consumo de energia. 

Com apenas 10 watts, a lâmpada LED pode iluminar um ambiente com a mesma intensidade que a incandescente de 60 watts ou a fluorescente compacta de 15 watts.

8. Escolha os eletrodomésticos certos

Escolha eletrodomésticos que consumam pouca energia e tenham o tamanho adequado à sua necessidade. Uma geladeira de 284 litros gasta 20% mais energia que uma de 210 litros, por exemplo.

9. Seja inteligente ao utilizar a máquina de lavar

O uso excessivo da máquina de lavar roupas pode fazer um grande estrago na sua conta de energia. Por isso, procure sempre lavar o máximo de roupas que o fabricante permite de uma só vez para reduzir as lavagens mensais.

10. Cuidado com o chuveiro elétrico

Evite banhos mais longos que 15 minutos. Além disso, certifique-se que as instalações do chuveiro foram feitas com fios em boas condições e conexões adequadas. 


+ Economia