​Congresso internacional de técnicos em couro reuniu especialistas brasileiros

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 4 de dezembro de 2015 às 08:55
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:32
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Foi a segunda vez que o Brasil sediou congresso da IULTCS. A primeira edição foi em 1993

Palestras e apresentações de trabalhos da tecnologia em couro foram elogiados no encontro (Foto CICB)

A 33ª edição do Congresso da IULTCS – International Union of Leather Technologists and Chemists Societs, mais importante encontro técnico coureiro em nível mundial, foi um sucesso. Evento realizado em Novo Hamburgo/RS, entre os dias 24 e 27 de novembro, agradou congressistas, patrocinadores e jornalistas.

O gerente de desenvolvimento do Curtume Baska, do Chile, Juan Rojas Ruíz foi um dos profissionais que marcaram presença no encontro. De sua primeira participação em congressos da IULTCS, diz ter saído satisfeito com o nível das palestras e apresentações de trabalhos.

“Achei excelentes os assuntos trazidos à discussão. Os temas definitivamente estiveram de acordo com as necessidades dos curtumes”, avalia. “A experiência foi muito válida. Penso que este é o tipo de evento que todo profissional do setor deveria participar”, sugere.

Representante da Buckman, patrocinadora do congresso, Joel Bauermann também esteve no evento internacional pela primeira vez. Conforme o profissional, oito pessoas da empresa participaram da conferência, todos, segundo ele, aprovaram a edição do congresso. 

“Se a proposta era atualizar, mostrar os últimos estudos e desenvolvimentos, o encontro realmente alcançou seu objetivo. As palestras foram excelentes. Os assuntos variados, de uso de colágeno a acabamento em couro”, comenta.

Mauricio Herzovich, da Cuero América, da Argentina, elogiou a escolha do local pela Associação Brasileira dos Químicos e Técnicos da Indústria do Couro (Abqtic), entidade responsável pela organização do trigésimo terceiro encontro da IULTCS no Brasil.

“A cidade de Novo Hamburgo, no Sul do Brasil, tem forte ligação com as indústrias do couro e do calçado. Não poderia haver, portanto, melhor região para hospedá-lo”, observa.

Esta foi a segunda vez que o Brasil sediou congresso da IULTCS. A primeira edição foi em 1993, em Porto Alegre/RS.  Em 2017, a cidade a de Chennai (Sul da Índia) será a anfitriã do encontro.


+ Economia