Confira o ranking das melhores e piores na telefonia celular em Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 5 de novembro de 2015 às 10:09
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:30
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Oi é melhor nas ligações de voz, Nextel lidera na conexão de dados e a
Vivo vence no 4G

Você pode se surpreender ao ler estas informações em seu telefone celular e ao querer comentá-la em uma ligação ao seu contato. A melhor prestadora do serviço pode não ser a sua. Nem a que mais investe em propaganda na cidade.

Para pesquisar quais são as operadoras que têm melhor qualidade nas conexões de voz e dados (2G, 3G e 4G) e as que menos registram desconexões nas ligações e nas conexões com internet e redes sociais, vamos ao ranking da telefonia. 

Para que os sinais destinados às conexões de voz e dados cheguem aos aparelhos celulares, as seis operadoras que atuam em Franca tem as chamadas Estações de Rádio Base (ERBs). 

A Claro tem 54 Estações para 2G, 53 para 3G e 48 para 4G. A CTBC mantém 24 ERBs para 2G, 19 para 3G e nenhuma para 4G (serviço só oferecido pela Claro e Vivo). 

A Nextel mantém Estações apenas para o 3G (26). A Oi tem apenas estações para 2G (27), enquanto a TIM tem ERBs para 2G (19) e 3G (18). A Vivo tem coberturas de rádio base para 2G (28 estações), 3G (27) e 4G (18). 

O ranking da qualidade e eficiência das operadoras de telefonia celular é feito pela Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações que monitora em Franca, seis operadoras: Claro, Oi, Vivo, Tim, Nextel e CTBC. Os dados são coletados 24h por dia, todos os dias do mês

O ranking comprova que:

1 – A Oi é melhor nas conexões de voz atingindo 100%.

2 – A Nextel lidera na conexão de dados com 99.95%.

3 – A Nextel também é a melhor em Conexão 3G com 99,95%.

4 – A Vivo lidera na Conexão 4G  com 99,85%. 

Por segmento de serviço

Nas conexões de voz, o ranking apresenta a Vivo em 1º lugar na eficiência, com as seguintes posições:

1º – Oi – 100% – 

2º – TIM – 99,98%

3º – Nextel – 99,66%

4º – Vivo – 99,31%

5º – CTBC – 99,15%

6º – Claro – 97,66%

Nas conexões de voz, as que mais caem são Vivo e CTBC:

1º – Vivo – 1,0%

2º – CTBC – 0,79%

3º – TIM – 0,68%

4º – OI – 0,39%

5º – Nextel – 0,26%

6º – Claro – 0,6%.

Na conexão de dados são monitoradas a 2G, 3G e 4G. As melhores em dados (geral) são lideradas pela Nextel, enquanto a Claro é a pior classificada. 

1º – Nextel – 99,95%

2º – TIM – 99,93%

3º – OI – 99,72%

4º – Claro – 99,35%

5º – Vivo – 97,78%

6º – CTBC – 97,55%

As maiores desconexões na utilização do sistema de dados são lideradas pela CTBC e OI que são as que mais registram quedas:

1º CTBC e OI – 1,33%

2º – Claro – 0,88%

3º – Nextel – 0,64%

4º – Vivo – 0,85%

5 – Tim – 0,8%

Na utilização da transmissão de dados 3G, o mais utilizado em Franca, a liderança de eficiência é da Nextel, seguida da TIM. A OI não oferece este serviço ou os dados são inválidos, segundo a ANATEL:

1º – Nextel – 99,95%

2º – TIM – 99,81%

3º – Claro – 99,44%

4º – CTBC – 99,43%

5º – Vivo – 98,61%

No 3G as maiores desconexões são lideradas pela TIM, seguida da Nextel, também sem dados da OI:

1º – Tim – 0.84%

2º – Nextel – 0,64%

3º – Claro – 0,55% 

4º – CTBC – 0,49%

5º – Vivo – 0,24%

O serviço de conexão de dados 4G só é oferecido pela Claro e Vivo:

1º – Vivo – 99,85%

2º – Claro – 99,74%

Neste serviço, as maiores quedas de conexão são da Vivo, com 0.19% e Claro (0,12%). 

PATAMAR MÍNIMO

A Anatel determinou às operadoras Claro, Oi, Vivo, Tim, Algar, Nextel e Sercomtel patamares mínimos de qualidade da rede da telefonia móvel para todos os municípios brasileiros, com prioridade para aqueles atendidos por apenas uma empresa. Os Despachos Cautelares de abril de 2015 determinaram que nenhum município poderá ter, na média trimestral, resultados abaixo de 85% para os indicadores de Acesso às Redes* de Voz e de Dados e acima de 5% para os indicadores de Queda de Voz e de Dados, à partir de:

  • 6 (seis) meses para os municípios atendidos exclusivamente por uma operadora;
  • 9 (nove) meses para os municípios atendidos por duas operadoras;
  • 15 (quinze) meses para todos os demais municípios.
  • Os resultados são consolidados pelas equipes de fiscalização da Agência, que coletam dados de todas as estações de todos os municípios brasileiros.

    MÉTODO

    O ranking feito pela Anatel e aqui utilizado para equiparar os serviços das operadoras em Franca utiliza o seguinte método de medição da eficiência:  

    1) Taxa de Conexão de Voz: Total de chamadas completadas dividido pelo total de tentativas

    2) Taxa de Desconexão de Voz: Total de chamadas interrompidas (queda) dividido pelo total de chamadas

    3) Taxa de Conexão de Dados: Total de conexões de dados dividido pelo total de tentativas

    4) Taxa de Desconexão de Dados: Total de conexões de dados interrompidas (queda) dividido pelo total de conexões

    5) Taxa de Disponibilidade: Disponibilidade possível no mês (100%) menos o (somatório das durações de interrupções e quantidade de ERBs afetadas) sobre o (nº de ERBs do município x 720 minutos).


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