Confira dicas para aproveitar as viagens de férias com seus filhos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 31 de dezembro de 2016 às 08:53
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:04
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Guia do Portal do Governo orienta os pais para uma viagem segura e divertida com os pequenos

Com a chegada do mês de janeiro, aeroportos, estradas e rodoviárias ficam cheios de turistas que aproveitam as férias para sair de casa com a família e conhecer outros lugares.​

Não importa qual é o destino, quem viaja com crianças precisa redobrar o cuidado e incorporar novos hábitos. O Jornal da Franca, orienta os pais para uma viagem segura e divertida com os pequenos. 

Brincadeira na medida certa: não estrague a diversão. Cuidado redobrado na hora das brincadeiras, brincar no mar, por exemplo, é um dos pontos altos do verão, mas, se você não sabe nadar procure evitar essas atividades. Pipas não devem ser empinadas próximas a antenas ou fios elétricos.

Cuidado com o sol: passar protetor solar, usar roupas leves e ingerir muito líquido são boas dicas. A preocupação com o horário também é fundamental. Especialistas recomendam até as 10h e após as 16h. Pois entre as 10h e 16h há uma maior emissão dos raios ultravioletas, responsáveis por causar câncer de pele.

Hidratação: a ingestão de líquidos deve ser frequente para evitar a desidratação. O recomendado é beber no mínimo dois litros de água mineral ou filtrada por dia e de preferência entre as refeições, para manter o organismo hidratado e resfriado.  

Cuidado ao nadar no mar: não despreze as sinalizações que indicam “correntes” ou “canais” de água que puxam para dentro do mar. Caso você não aviste um desses avisos na praia, procure os guarda-vidas e pergunte qual o local mais seguro banho. Nadar ou brincar no mar depois de comer também não é recomendado, sob risco de congestão. Outra dica é manter-se afastado de pedras e costeiras, que propiciam a formação de correnteza e dificultam o socorro.

Documentação: confira a documentação das crianças antes de sair de casa. Em viagens curtas, longas, para o interior do Estado ou até para países vizinhos, é necessário que você tenha uma identificação da criança que está viajando com você.

Qualidade da praia: se o seu destino neste verão é praia, saiba que é possível saber se a praia para a qual você deseja viajar está própria para banho. A Cetesb faz a análise da qualidade das praias semanalmente. A análise é feita a partir da coleta de amostras de água do mar aos domingos, em 165 pontos distribuídos em 149 praias do litoral paulista.

Não perca as crianças de vista: nadar no mar só acompanhado pelos pais ou responsáveis. Com o aumento do volume de pessoas nas praias devido as férias e temperaturas elevadas, é recomendado colocar na criança uma pulseira com nome completo e telefone de contato para facilitar a localização em uma eventual perda.


+ Cotidiano