Com boa melhora, confiança em agronegócios no Brasil está perto dos 100 pontos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 22 de novembro de 2017 às 13:48
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:27
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

De acordo com dados do IC Agro, índice sobe 6,7 no terceiro trimestre e indica melhora no setor

O Índice de Confiança do Agronegócio (IC Agro), medido pelo Departamento do Agronegócio (Deagro) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), subiu 6,7 pontos no 3º trimestre deste ano. Com relação ao 2º trimestre, pontuação subiu para 99,1 pontos, indicando uma melhora significativa das expectativas, embora o entusiasmo ainda não tenha retornado aos níveis de 2016, quando no mesmo período registrou 106,3 pontos. De acordo com a metodologia do estudo, uma pontuação acima de 100 pontos corresponde a otimismo e abaixo disso indica baixo grau de confiança.

A recuperação do indicador foi percebida em todos os segmentos pesquisados. A indústria antes da porteira ( como costumam ser chamados os insumos agropecuários) somou 104,8 pontos, apresentando alta de 11 pontos ante o trimestre imediatamente anterior. De acordo com os dados, até mesmo a venda de defensivos e fertilizantes apresentou leve aumento.

Para a indústria depois da porteira (como as de alimentos e tradings), houve avanço de 5,8 pontos, subindo para 102,7 pontos, ante o último levantamento. O resultado mostra que essas empresas retornaram a um patamar de otimismo moderado, muito próximo ao registrado em 2016.

Já para o produtor agropecuário, o avanço foi de 5,9 pontos em relação ao trimestre anterior, passando para 93,2 pontos. Ainda que pelo terceiro levantamento consecutivo o indicador permaneça abaixo dos 100 pontos, a recuperação não deixa de ser uma boa notícia


+ Agronegócios