Confiança do Consumidor avança 4,6 pontos de fevereiro para março

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 23 de março de 2018 às 12:04
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:38
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Melhoraram tanto as avaliações sobre a situação atual quanto as expectativas para meses futuros

O Índice de Confiança do Consumidor,
medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), avançou 4,6 pontos de fevereiro para
março deste ano e chegou a 92 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos. Em
relação a março de 2017, o índice avançou 8,1 pontos.

Na passagem de fevereiro para março
melhoraram tanto as avaliações sobre a situação atual quanto as expectativas em
relação aos próximos meses. O Índice de Situação Atual cresceu 3,4 pontos e
atingiu 78,6 pontos, mas ainda se mantém na zona de pessimismo.

O Índice de Expectativas avançou para
a zona de otimismo ao subir 5 pontos, de 96,5 para 101,5 pontos, o maior nível
desde dezembro de 2013 (103,6).

Em relação à situação econômica
geral, o indicador que mede o grau de satisfação com a economia no momento avançou
1,7 ponto, para 84,4 pontos. Já o indicador das perspectivas para a situação
econômica nos seis meses seguintes avançou 3,9 pontos, para 118 pontos, o maior
nível da série histórica.

Segundo a FGV, a recuperação gradual
da situação atual contribui para que os consumidores se sintam mais confiantes
para novas compras. “A sustentação dessa melhora na intenção de compras
dependerá, contudo, da não ocorrência de choques negativos no âmbito político
ou econômico nos próximos meses”, afirma Viviane Seda Bittencourt, coordenadora
da Sondagem do Consumidor.


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