Concorrência reduz valor do pedágio eletrônico em rodovias de São Paulo

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 31 de março de 2018 às 22:50
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:39
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Artesp autorizou a entrada de mais operadoras no serviço de pedágio eletrônico nas rodovias paulistas

São Paulo possui a
maior e melhor infraestrutura de rodovias no Brasil, com mais de 6,9 mil km de
malha privatizada e outros 15 mil km sob gestão pública. De acordo com o
ranking 2016 da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), o Estado conta com
18 das 20 melhores estradas brasileiras.

A fiscalização cabe à Agência Reguladora de Serviços
Públicos Delegados de Transporte do Estado (Artesp), gestora do Programa de
Concessões Rodoviárias, destinado a promover o desenvolvimento socioeconômico
paulista. Atualmente, 20 concessionárias administram estradas em São Paulo.

Entre 1998 e 2016, essas pistas receberam
investimentos na casa dos R$ 89 bilhões em obras, operação e manutenção, o que
permitiu conferir maior segurança para os usuários e impulsionar o desenvolvimento
do Estado com as melhorias da infraestrutura rodoviária.

Abertura

Um dos destaques da iniciativa é o apoio ao uso do
pedágio eletrônico, forma de pagamento usada por cerca de 60% dos veículos, de
acordo com a Artesp. O índice representa 65% da receita das empresas que
administram as vias.

A Agência autorizou a entrada de mais operadoras no
serviço para o pedágio eletrônico nas rodovias paulistas. Nos 13 primeiros anos
do Programa de Concessões, apenas uma empresa do setor atuava. Em 2011, o Governo
do Estado tomou medidas para a abertura de mercado com mudanças na
regulamentação, além da modernização e barateamento da tecnologia até então
adotada.

Como resultado, hoje as operadoras não cobram mais
adesão, criaram planos sem taxa de mensalidade e passaram a oferecer a
modalidade pré-pago, que já fez com que os custos do serviço caíssem até 67%.
Em 2016, foram registrados mais de 500 milhões de pagamentos pelas pistas
automáticas.

Com tantos incentivos, a quantidade de veículos com
etiquetas eletrônicas vem aumentando e novos serviços e ofertas são agregados
ao sistema, como pagamento de estacionamento, abastecimento de combustível e
programas de fidelidade.

Tecnologia

O Governo está em busca de inovação e do uso de
tecnologias de ponta. O objetivo é proporcionar melhorias para os usuários e
população vizinhas às pistas, que vão desde estradas mais seguras até
atendimento de maior qualidade aos motoristas e passageiros: com a inclusão de
Wi-Fi para acesso a informações e serviços da concessionária, médicos,
ambulâncias, mecânicos, monitoramento por câmeras, pesagem de caminhões em
movimento e ciclovias em áreas urbanizadas.

Os serviços são gratuitos e ficam disponíveis 24
horas por dia, sete dias por semana. Ao atrair investimentos e empresas, as
concessões movimentam a economia dos municípios, gerando renda, emprego e
desenvolvimento. Para definir os lotes a serem concedidos, o Estado realiza uma
série de estudos com base no tipo de economia de cada microrregião, a fim de
projetar o crescimento pelos próximos 30 anos.

Com a melhor estrutura das vias, duplicações, novos
pavimentos e tecnologias aplicadas, a população se beneficia com serviços
melhores e mais segurança ao trafegar pelas estradas concedidas. Os dados
acumulados pelo Governo ao longo dos anos indicam que os trechos concedidos às
companhias reduzem em 30% os acidentes nas rodovias.


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