Comunidade São Benedito fará evento de valorização de folia de reis e congada

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 17 de novembro de 2017 às 16:36
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:26
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O objetivo dos vereadores era o de resgatar e preservar essa importante manifestação folclórica

Por iniciativa do Poder Legislativo Municipal, será realizado, no dia 26 de novembro, o 1º Encontro “Folia de Reis e Congada Catito e Tinim” de Franca. O evento acontecerá na Paróquia São Benedito, na Vila Formosa, das 8 às 17 horas.

A festa foi instituída no calendário oficial do município pela Lei 8.411/2016, após a aprovação de um projeto de lei de autoria coletiva na Câmara Municipal.

O objetivo dos vereadores era o de resgatar e preservar essa importante manifestação folclórica e religiosa que acompanha, ao longo dos anos, a cultura dos francanos e dos moradores de cidades vizinhas, tanto do Estado de São Paulo como do sul de Minas Gerais.

O encontro de folias de reis e congadas será organizado pela Feac (Fundação Esporte, Arte e Cultura), em conjunto com a Associação Folclórica Tradição Popular de Franca.

Um dos grandes incentivadores desta tradição em Franca, o vereador Nirley de Souza (PP) disse que será fundamental a presença da população no evento. 

“É importante que os mais velhos, que já conhecem a tradição das folias de reis e congadas, acompanhem a comemoração. E também os jovens e as crianças, para que esta manifestação cultural, folclórica e religiosa continue presente e viva em nossa cidade”, disse Nirley.


+ Religião