Compras Online: As novas tendências e inovações do mercado para 2020

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 23 de dezembro de 2019 às 12:13
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:10
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Consumir ficou mais fácil (e o consumismo mais elevado) devido a facilidade de comprar por Apps

A facilidade de consumo e a maneira como compramos mudou completamente comparado a 10 anos atrás. 

A forma de comprar um produto teve uma total evolução. Comparando com antes, em que o consumidor iria até as lojas para adquiri-los, hoje os produtos vêm até você no conforto da sua casa.

A forma de comprar foi ampliada. É possível comprar um produto do outro lado do mundo. Mesmo estando no Brasil, este produto chegará até você.

  1. Não gostou? Pode devolver!
  2. Veio com defeito? Pode trocar!
  3. Não chegou? Pode processar!

Todas as formas convencionais de consumir produtos foram adaptadas para as redes e o mercado online.  

Consumir ficou mais fácil (e o consumismo mais elevado) devido a facilidade de consumir desde comidas através de Apps, como Uber eats, Ifood, Rappi etc. 

Com o transporte não ficou diferente: adeus aos bilhetes de ônibus e bem-vindos os cartões magnéticos. Tudo indica que em breve será QR Code substituindo os cartões. Pioneiros, os Apps de transporte como Uber, 99  e outros facilitam a locomoção.

Mas, não para por aí. Existe de tudo num smartphone. Podemos consultar o saldo no banco, fazer transferências, vídeo chamada para conversar com alguém distante, as redes sociais podem ser utilizadas para vender seus produtos.

Adaptar-se a esse novo modelo de mercado é essencial para que sua empresa não fique no passado e acabe ficando no prejuízo. Uma equipe de planejamento e marketing é fundamental para explorar estratégias que aumente os seus lucros.

O mundo chegou à era do Marketing Humanizado, da Pesquisa por Voz, da Entrega no mesmo dia, do Customer Success, do SaaS (Software as a Service) e do Feel fator.

Marketing Human To Human

Assim como muitas conquistas têm o seu lado negativo, com a tecnologia, cada vez mais em expansão e presente na vida das pessoas, não é diferente. 

Muitas pessoas acabam sentindo-se isoladas e as empresas buscam inovar cada vez mais para satisfazer as necessidades dos clientes.

O marketing human to human busca, como o próprio nome diz, humanizar o processo de compra e venda, ao criar conexões entre as pessoas que estão envolvidas no processo.

Estudos do comportamento humano e experiências têm sido a base para esse processo de trabalhar com a valorização dos sentimentos das pessoas. 

Voltado para o atendimento mais humanizado e especial, as empresas descobriram que as pessoas não compram apenas um produto, mas compram uma experiência.

Pesquisa por Voz 

Uma das tendências para o ano de 2020 é a pesquisa por voz, que deverá melhorar ainda mais as respostas às perguntas dos consumidores. 

Quando foram lançados o Google Now e a Siri eram ainda primitivas, limitados, quando comparados com o que se vê hoje. 

Para 2020 esse cenário deve mudar e ganhar novas funções, com respostas mais rápidas, completas e realizadas por comandos mais eficientes, evitando perda de tempo. 

Realizar pesquisas por esses comandos já é realidade, mas ainda estão insuficientes para as necessidades humanas. A evolução é esperada e deve se acentuar neste 2020, principalmente pelo uso intenso da Inteligência Artificial. 

Entrega no mesmo dia 

O mercado online tem se expandido cada vez mais. O principal motivo que contribui para essa expansão é a comodidade em poder comprar onde quiser e quando quiser sem precisar se locomover ou a loja estar aberta para adquirir o produto. 

A evolução da tecnologia mudou completamente a forma de comprar. 

Veja algumas vantagens de comprar online: 

  • Comprar onde quiser
  • Sem limitação de horário, podendo comprar 24 horas por dia e 7 dias por semana
  • Conforto da sua casa
  • Não enfrenta filas 
  • Se o produto for grande você não terá problemas em levá-lo para sua casa 

Está certo que comprar online não é mais uma novidade. A novidade para o ano de 2020 é a tendência do mercado entregar no mesmo dia! Isso mesmo. 

Um dos momentos mais incômodos, o de segurar a ansiedade depois de comprar online, é ter que aguardar alguns dias para que os produtos cheguem. 

As pessoas têm pressa, cada vez mais os minutos estão ficando apertados. Imagina que legal você comprar algo e dentro de algumas horas a mercadoria estar na sua casa. É o que deve acontecer ainda em 2020.

Mesmo porque a disputa por gigantes do e-commerce levam à essa facilidade. O Magazine Luiza — Magalu, daqui para frente — já faz entrega em dois dias. A Amazon entrega também em dois dias.

O primeiro passo é antecipar essa entrega em um dia. Vai chegar o momento em que a entrega será realizada no mesmo dia da compra. 

É uma questão de sobrevivência. A integração dos sistemas informatizados com a logística deve acelerar a entrega e com isso a preferência do consumidor.

Customer Success

Você já ouviu falar sobre essa área? Em outras palavras, traduzindo para o português seria “Sucesso do Cliente”. Uma nova tendência de mercado para 2020. 

É proporcionando interações entre o cliente e a empresa, fortalecendo o seu relacionamento através das melhores experiências. Já está provado que o consumidor não adquire um produto, ele adquire também uma experiência.

Para fazer do sucesso do cliente o sucesso da sua empresa, todos deverão participar seja de forma direta ou indireta. O processo exige método e forma desde o primeiro contato do cliente com a empresa, principalmente durante um eventual problema na operação. 

Algumas atribuições do customer success:

  • Reuniões
  • Boas vindas
  • Acompanhar processos
  • Desempenhar atividades voltadas para o cliente
  • Disponibilidade para auxiliar na solução dos problemas

Lembre-se: Você não está apenas vendendo um produto ou serviço para o seu cliente, você vende uma experiência, seja positiva ou negativa. 

Procure oferecer experiências positivas para que sua empresa crie uma reputação agradável, ao ponto de as pessoas fazerem indicações espontâneas.  

SaaS – Software as a Service

Você provavelmente já utilizou ou ainda usa esse tipo de Software. Eles estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, como ferramentas de diversão ou até mesmo como ferramentas de utilidade empresarial. 

Sua diferença, consiste em armazenar tudo em “nuvem” ao invés de memória. Você pode baixar no caso o app do Spotify, mas as músicas estarão armazenadas em uma conta online.

Essa tecnologia facilita, pois, além de acessar em qualquer parte do mundo fica disponível a atualização mais recente para todos os objetos eletrônicos sincronizados, assim evitando perder arquivos. 

Exemplos de Saa S: HubSpost, Rd station, Spotify, Netfix.

Essas ferramentas estão sendo cada vez mais comuns de serem encontradas e têm ajudado cada vez mais as pessoas e mudado a forma como consumir filmes, músicas, formas de trabalhar, etc. 

Feel factor

Causar sensações nas pessoas é a nova tendência de mercado para 2020. Criar sentimentos, desenvolver relacionamentos entre produtos e clientes, empresas e clientes. tem sido a nova forma de consumir.

Vender experiências para que o seu cliente construa uma imagem positiva da sua empresa, investir em treinamento para os colaboradores.

Com o consumismo cada vez maior e as pessoas se sentindo solitárias, é necessário investir em conexões para que os clientes se sintam mais completos. 

Lembre-se: As pessoas adquirem um produto devido a experiência obtida. 


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