Como manter uma alimentação balanceada nos dias de hoje!

  • Nutrição em Prática
  • Publicado em 1 de dezembro de 2015 às 07:46
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Quantas vezes ao dia somos bombardeados pela publicidade de alimentos industrializados ou minimamente processados?

Basta entrar em um restaurante, padaria ou lanchonete e encontramos, visivelmente, estampados nas paredes, anúncios de sorvete, chocolate, além dos salgados, frituras ou lanches.

Tudo tão acessível, exposto e divulgado que é uma recusa quase impossível, manter uma alimentação saudável algo um tanto quanto difícil nos dias de hoje.

Em 2013, registramos um aumento de 56% nos últimos seis anos sobre o índice de obesidade no Brasil, quadro alarmante visto à falta de recursos para tratar esses casos entre as pessoas mais desfavorecidas.

Todos nós sabemos que ter uma alimentação equilibrada proporciona uma vida saudável e previne o surgimento de doenças. Então, que tal conhecer um pouco sobre todos os nutrientes que devem compor uma nutrição saudável?

Se alimentar bem, não é complicado, mas sim uma questão de atitude!

Carboidratos (Açúcares)

São nossos combustíveis principais, em especial, para o cérebro! Fornecem energia para o corpo realizar as atividades diárias: andar, trabalhar, correr, além de manter os níveis de glicemia a todos os órgãos.

Suas fontes são: pães, massas, farinhas, batata, mandioquinha, mandioca, inhame, cará, milho, arroz, biscoitos…

Prefira sempre as versões integrais dos produtos.

Devem corresponder de 45 a 65% da sua alimentação.

Carboidratos: É o grupo do açúcar, das massas, dos pães, da batata, da mandioca…

Proteínas

São constituintes básicos das nossas fibras musculares e nervosas, tendões, cabelo, ossos, dentes, unhas, hormônios, saliva, sêmen.

São os responsáveis pela construção e manutenção de todos os tecidos do organismo e transporte de substâncias, entre outras funções. Ou seja, jamais podem ficar fora do nosso cardápio!

Suas fontes são: carnes, peixes, aves, ovos, leite e derivados, feijões, ervilha, lentilha, soja e grão de bico.

As proteínas devem corresponder de 15 a 20% da dieta.

Proteínas: É o grupo das carnes, dos feijões, dos ovos, do leite e derivados

Gorduras

Em quantidades adequadas, são importantes, pois fornecem energia, ajudam a conservar a temperatura do corpo, conferem melhor sabor às preparações, auxiliam na absorção de algumas vitaminas, protegem órgãos internos e fazem bem até para o coração.

As fontes de gordura são: óleos vegetais (azeite, linhaça, canola, milho, abacate, soja, coco…), manteiga, margarina, creme de leite e as castanhas.

Devem corresponder de 20 a 35% da dieta.

Verifique sempre os ingredientes dos produtos no rótulo. Evite itens que possua gordura vegetal hidrogenada, gorduras trans.

Gorduras: grupo dos óleos, da manteiga, da margarina, das castanhas e do creme de leite

Fibras Alimentares

É um tipo de carboidrato que não é digerido. Auxiliam o bom funcionamento intestinal e diminuem a absorção das gorduras e dos açúcares que consumimos.

Suas fontes são: aveia, quinoa, amaranto, linhaça, chia, granola, frutas, verduras, legumes, feijão, ervilha, grão de bico, soja, lentilha…

Para complementar a dieta, as vezes, é indicado o consumo de um suplemento que atenda às necessidades diárias. Consulte seu nutricionista ou médico.

Quantidade ideal por dia: cerca de 25g.

A granola faz parte do grupo das fibras

Vitaminas e Minerais

São os nutrientes reguladores do nosso organismo. Sem as vitaminas, as reações químicas em nosso organismo ficariam tão lentas que não seriam efetivas. O déficit de alguma vitamina e/ou mineral pode provocar doenças ou disfunções e o excesso, até intoxicações. Por isso a necessidade de uma alimentação bem rica e variada.

As fontes são: as frutas, as verduras e os legumes.

Cada vitamina e mineral tem sua quantidade ideal de consumo.

Em alguns momentos, é preciso complementar a alimentação, com um suplemento. Para isso, consulte seu nutricionista.

As vitaminas e os minerais são encontrados no grupo dos legumes, das frutas e das verduras

Água

A água representa cerca de 70% a 75% do nosso corpo, o que a torna imprescindível para uma manutenção adequada de todas as funções fisiológicas, auxiliando na hidratação e no transporte de nutrientes no organismo, além de outras inúmeras funções.

Mas tomar quanto de água por dia? Um adulto saudável pode tomar de 30 a 35 ml de água por cada quilo de peso. Faça a sua conta e, se caso não toma ainda, tudo o que deveria, vá aumentando gradativamente.

Não gosta de tomar água pura? Experimente saborizá-la com hortelã, alecrim, capim-limão, manjericão, rodelas de frutas cítricas ou cravo. São ótimas opções!

A quantidade de água ideal por dia é de 30 a 35ml por cada quilo de peso

Tenha uma alimentação saudável!

Contato:

E-mail: [email protected]

Tel. 35 99991-6179


+ zero