Como fazer pequenos consertos em roupas sem máquina de costura

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 11 de julho de 2016 às 17:48
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:51
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

É possível garantir bons resultados com outras técnicas, como cola quente ou cola para tecido

Com os preços abusivos das roupas em geral, não é mais possível sair por aí comprando ou descartando uma peça de roupa simplesmente porque está, por exemplo, descosturada.

Pensando nisso, buscamos soluções rápidas para minimizar seus problemas na hora de reparar suas peças de roupas. É possível consertá-las com facilidade, através de técnicas diferentes.

Confira nas dicas abaixo:

COLA QUENTEc
O que é:
 Para funcionar, você vai precisar de dois itens: a pistola e o bastão da cola sólida, ambos vocês compram em praticamente qualquer papelaria.
Prós: Desconsiderando o tempo em que se espera para aquecer, a cola quente é bem rápida. Também, dependendo da quantidade do uso, ela sai bem em conta (os preços da pistola começam em R$15,00 e os refils de cola não custam mais que R$1,00)
Contras: Se você quiser colar áreas muito grandes, pode acabar saindo caro. Sem falar que é uma ferramenta meio chatinha de se pegar o jeito, a cola deixa rastros e esfria rápido, logo, você precisa agir rapidamente e dificilmente conseguirá um acabamento bom, como o necessário para fazer uma bainha, por exemplo. Também é ideal que ela não vá para água.
Bom para: esse tipo de cola funciona muito bem em tecidos. Mas prefira projetos que não serão (muito) lavados como estojos ou mesmo capas de almofadas.

COLA PARA TECIDO
O que é: Similar fisicamente a uma cola branca, mas específica para tecidos

Prós: Imagine a praticidade de usar uma cola branca só que em tecidos! É exatamente assim seu uso. Você também consegue trabalhar grandes áreas espalhando-a com pincel.
Contras: O seu tempo de secagem não é exatamente longo, é similar ao de uma cola comum. Mas, se você estiver com pressa e precisar daquela bainha pronta agora, pode ser um pouco frustrante ver que o tecido se soltará com os movimentos do seu corpo. E, apesar de algumas marcas se dizerem a prova d’água, não é uma boa ideia arriscar usando a máquina de lavar, procure sempre lavar à mão
Bom para:Pequenos objetos, que sejam fáceis de lavar a mão, como estojos, nécessaires, almofadas…. Também da pra quebrar um galho e fazer aquela bainha que tem te incomodado há tanto tempo. Mas lembre-se de deixar a peça secando por alguns minutinhos antes de vesti-la!

LINHA E AGULHA
O que é: uma máquina de costura só que manual
Prós:a linha e agulha garantem o mesmo efeito da máquina de costura, afinal, antes de esta existir, era assim que as peças têxtil eram produzidas, na mão mesmo.
Contras:se você não tem o hábito de costurar à mão, os pontos irregulares podem te incomodar no início, mas, com a prática, você pega o jeito rapidinho. Além disso, você vai precisar prestar atenção na pressão da linha, tomando cuidado para não deixá-la apertada demais nem frouxa demais (na máquina é mais fácil de controlar isso, porque você só precisa ajustar esse comando e pronto, fica tudo bem).
Bom para: praticamente qualquer projeto de costura pode ser feito à mão, só vai demorar mais um pouquinho para ser concluído.