Como eleitos podem ajudar no crescimento dos seus municípios

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 20 de outubro de 2020 às 18:29
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 20:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com a proximidade das eleições municipais, candidatos ainda podem incluir propostas

O que o eleitor deve observar na hora de escolher um candidato nas eleições municipais deste ano, que ocorrem em novembro? Desde o final de setembro, o Sebrae e parceiros vêm realizando uma campanha para incentivar os mais de 147 milhões de eleitores a observarem como candidatos e candidatas tratam o tema do empreendedorismo. 

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, aposta na sabedoria do eleitor para escolher gestores preocupados em investir no município e em gerar emprego e renda por meio de negócios locais. Segundo dados do Sebrae, 55% dos empregos formais, com carteira assinada, são de micro e pequenas empresas. Dessa forma, segundo o presidente, os gestores eleitos terão um papel importante na retomada da economia. 

Carlos Melles, presidente do Sebrae: “A campanha política em si é um ato de levar esperança, de levar propostas. Nesse aspecto, a micro e pequena empresa, hoje, é a rede de sustentação municipal, leve a um despertar no candidato a prefeito sobre a importância das micro e pequenas empresas para o município. E as micro e pequenas empresas vão despertar no eleitor como ele pode escolher melhor um candidato comprometido com a geração de emprego e renda, com a educação empreendedora, com crédito, ou seja, é um círculo virtuoso que a gente espera atingir nessa pré-campanha com os candidatos.”

E como ser um prefeito (a) empreendedor (a)? A partir do documento “Seja um candidato empreendedor”, com dez dicas do Sebrae, a ideia é que os eleitos e eleitas incluam o desenvolvimento econômico na agenda de prioridades da gestão do município, além de construir parcerias com o setor produtivo e investir em programa de desenvolvimento a partir das vocações e oportunidades do município e região, facilitando a formalização de empreendimentos e de MEIs. 

Quem comenta é o presidente do Sebrae, Carlos Melles: A figura do prefeito no desenvolvimento municipal é muito forte. A liderança do prefeito é muito forte e a liderança dos vereadores complementa isso.”

Para o secretário-executivo da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Gilberto Perre, ser um prefeito empreendedor é pensar no desenvolvimento do município em curto, médio e longo prazo. 

Gilberto Perre, secretário-executivo da FNP: “O que se espera é que um prefeito empreendedor é que ele adote políticas públicas que favoreçam as atividades das micro e pequenas empresas, como facilitar e orientar as contas públicas para essas empresas, oferecer crédito e licenciamento ágil e desburocratizado, obrigações acessórias tributárias simples, enfim. Essa é uma série de medidas que os prefeitos e prefeitas podem adotar no sentido de favorecer os empreendimentos nas suas cidades”

Para conhecer algumas ações empreendedoras desenvolvidas por municípios de todo o Brasil, acesse www.prefeitoempreendedor.sebrae.com.br.


+ Política