Comitiva Amigos do Estradão fará viagem sobre mulas de Franca a Barretos

  • Entre linhas
  • Publicado em 15 de agosto de 2018 às 11:40
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:56
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com 20 cavaleiros, grupo sairá de Franca no próximo dia 22, com previsão de chegada no sábado, 25

Ela existe há três anos, reunindo 20 cavaleiros, que se uniram pelo amor à prática do tropeirismo.E mantendo a tradição, a Comitiva Amigos do Estradeiro – fundada pelo proprietário do Restaurante JP, Carlinhos Pigrucci – programou para o próximo dia 22 de agosto, o início de mais uma aventura: os cavaleiros sairão de Franca montados em mulas rumo a Barretos. A previsão é que cheguem para a 63ª Festa do Peão de Barretos no sábado, dia 25 de agosto. “Saímos da chácara de um amigo que fica próxima ao Riacho Doce, pela Rodovia Nelson Nogueira e seguimos até Guará, onde dormimos. Depois vamos para Ipuã, onde descansamos e no dia seguinte, tocamos até Guaíra, que é a última cidade onde dormimos, seguindo direto para Barretos. Chegando lá, registramos a viagem e embarcamos as mulas no caminho para podermos aproveitar a festa”, explica Emerson Luis Fornel, de 34 anos, que trabalha como autônomo com venda e troca de animais, e que há cinco anos faz essa viagem montado em lombo de mula. “Sempre fui apaixonado por muares, pelo mundo sertanejo”, reforça.

O autônomo Emerson Luís Fornel completará o 5º ano de viagem em lombo de mula para Barretos

Segundo ele, além dos 20 cavaleiros, a Comitiva Amigos do Estradão conta com três caminhões de apoio que seguem a viagem. Inclusive, quando chegam a Barretos, as mulas voltam para Franca. “Retornamos em uma van após os shows, que fica aguardando por nós”, completa Fornel.

As mulas são todas ferradas com ferradura nos cascos para não machucá-las, além de receberem todo cuidado com ração, silo, feno e água durante a viagem. “Andamos somente durante o dia e à noite, preferimos descansar. Além disso, o trajeto que fazemos é muito tranquilo”, diz o cavaleiro, que está completando o 5º que viaja para Barretos em lombo de mula. “Também já fui 3 vezes para Aparecida do Norte e 3 vezes na Romaria do Padre Donizete em Tambaú (SP). Sou apaixonado, desde criança ando de mula, seguindo a tradição tropeira da minha família”, finaliza.

A viagem da Comitiva Amigos do Estradão será toda registrada através de fotos e vídeos.


+ Cotidiano