Cometa Neowise começa a ser visto dia 22. Dia 26 é a melhor data no Sudeste

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 19 de julho de 2020 às 18:02
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:59
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A próxima “passagem” do Neowise pela Terra é calculada pelos astrônomos para daqui a 6.800 anos

cometa Neowise, descoberto pela Nasa em 27 de março, poderá ser visto pelos brasileiros, a olho nu, a partir de quarta-feira. 

Moradores do Sudeste poderão vê-lo com maior nitidez neste dia – e os do Sul por volta do dia 26. 

A próxima “passagem” do Neowise pela Terra é calculada pelos astrônomos para daqui a 6.800 anos. 

Sua aproximação máxima da Terra será em 23 de julho: 103 milhões de quilômetros. 

A quem se interessar por registrar sua presença, cabe lembrar: fenômenos como esse variam muito de um dia para o outro, são imprevisíveis e algumas condições são necessárias para tudo dar certo.

“No Hemisfério Norte foi um show, muito bonito, mas nada garante que será assim no Hemisfério Sul, porque à medida que os dias vão passando o cometa vai se afastando do Sol e ficando mais fraco”, explica o astrofísico Roberto Dell Aglio Dias da Costa, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP.

É a ação solar que permite que os cometas sejam vistos. Como são compostos por um núcleo de gelo, o calor do Sol provoca a sublimação desse material, transformando-o de sólido em gasoso. 

O gás que sobe pela superfície do corpo dá a visão do brilho que rasga o céu em sua passagem. Quanto mais longe do Sol, menos partes são desprendidas e menos visível ele fica.

O Neowise recebeu o mesmo nome do telescópio espacial, lançado pela Nasa em 2009, que o descobriu em março. 

A partir daí, começou um estudo para classificá-lo e estimou-se que ele tem uma órbita de aproximadamente 6.800 anos – ou seja, esse é o tempo que ele demora para dar uma volta completa em torno do Sol.

No Brasil

Segundo o astrofísico Dias da Costa, o cometa Neowise deve ficar visível nos dias indicados depois do pôr do sol, bem junto ao horizonte, no sentido noroeste. 

Será preciso olhar para o ponto em que o Sol está se pondo e direcionar os olhos um pouco para a direita. 

“Como vai ser muito baixo no horizonte, o observador precisa procurar um horizonte limpo, sem prédios e um lugar escuro, em noite sem nuvens”, indica Costa. Um binóculo certamente vai ajudar.

Na próxima semana o clima deve ajudar, com um céu de poucas nuvens. Nas Regiões Norte e Nordeste, ele aparecerá melhor do que no Sudeste, que por sua vez terá uma visão mais nítida de quem mora no Sul.

(As informações são do jornal O Estado de S. Paulo).


+ Ciência