Comendo e criando memórias

  • Aromas em Palavras
  • Publicado em 12 de abril de 2017 às 21:43
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Uma empresa especializada em criar inovações tecnológicas para melhorar o mundo gastronômico, já é o tipo de empresa que vale a pena sempre ficar de olho nas novidades. Eles são especialistas em criar produtos que possibilitam cozinheiros profissionais e amadores a se aventurar ainda mais na cozinha. Quem sabe virando um master chef, e montando pratos que mais se parecem experimentos científicos. O nome da empresa é Molecule-R Flavors e está situada no Canadá, em Montreal, foi fundada em 2009 por dois empresários, um banqueiro e outro acostumado a empreender na área de restaurantes e alimentos.

E a novidade da empresa é algo bem incomum, mas que vai testar o seu cérebro ao provar novos sabores e sensações, ou até mesmo os já conhecidos. O produto chama AROMAFORK, isso mesmo que você leu, traduzindo ao pé da letra: garfo de aroma. O objetivo é desse produto é oferecer um talher especialmente projetado para criar uma experiência olfativa nova e intensa. O item promete ampliar a importância do nariz na percepção dos sabores.

O produto vem em formato de kit, composto por quatro garfos (assim você pode dividir essa experiência com mais 3 companheiros, 21 aromas diferentes, 50 papéis de difusão e quatro conta-gotas, que serão utilizados para adicionar os aromas em um dispositivo que fica nas costas do garfo. Cada garfo contém um pequeno orifício atrás dos dentes onde é colocado o papel de difusão que absorve o aroma.

Imagina que legal poder ter um produto assim que te permite criar combinações, com toda certeza exóticas, e proporcionar às pessoas que provarem dessa experiência algo único. Como por exemplo comer uma carne e sentir cheiro de gengibre ou morango. No kit você encontrará aromas como chocolate, lichia, manjericão, wasabi e até mesmo fumaça.

Com certeza a ideia era reinventar o garfo tradicional apresentando um utensílio que engana a mente, libertando um fluxo de aromas, mas ele é bem mais que isso, é o tipo de produto que poderá se tornar a ferramenta educacional perfeita para aprender a apreciar melhor a comida. Ele é vendido por US$ 49,95. E tem várias outras opções kits para inovar na cozinha.

Link da empresa: https://moleculargastronomy.com/

*Esta coluna é semanal e atualizada às quintas-feiras.


+ zero