Começam a ser implantadas as bases das Academias ao Ar Livre Adaptadas

  • Entre linhas
  • Publicado em 10 de outubro de 2016 às 21:08
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:59
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pioneira, iniciativa visa estimular a prática esportiva e integrar deficientes físicos à comunidade

Resultado de um compromisso recente assumido pelo prefeito Alexandre Ferreira com um grupo de pessoas com deficiência física ligado a Adefi (Associação dos Deficientes Físicos de Franca) e sua diretoria, as duas primeiras Academias ao Ar Livre Adaptadas começaram a ter as bases preparadas.

Dado as características especiais e também as condições que exigem facilidades de acesso, alguns cuidados estão sendo tomados nos dois locais escolhidos para a montagem dos aparelhos. Um no complexo Poliesportivo ‘Pedrocão’ e outro no Parque Fernando Costa, onde as máquinas iniciaram a limpeza e compactação nessa segunda-feira, 10. 

A iniciativa é pioneira e visa estimular a prática esportiva e integrar deficientes físicos à comunidade, que terão seus espaços apropriados para atividade física em dois locais públicos conhecidos e que recebem grande frequência de pessoas.

Em um instante, que é sistemático o apelo de combate ao sedentarismo e estímulo à qualidade de vida, essas academias chegam para suprir uma necessidade, beneficiando também as pessoas da terceira idade.

A Prefeitura está com um programa em plena implantação, levando esses equipamentos padronizados para os mais distantes bairros da cidade. Essa semana, duas bases de concreto foram concluídas na Vila Teixeira (rua Washington Luiz) e Jardim Independência e outras estão com as bases sendo iniciadas no Poli, Vil Pedigoni, Jardim Brasilândia e no Parque Fernando Costa.

 

Acesso facilitado

As duas novas Academias Adaptadas terão diferenciais específicos, que precisarão atender ao seu público alvo, pessoas com limitações físicas. Os locais devem ser planos e acessíveis inclusive para cadeirantes, com dispositivos de apoio e movimento que permitam sair da condição de meros espectadores a efetivos protagonistas, podendo utilizar os aparelhos como qualquer outra pessoa, deixando o estado de sedentarismo.

Um outro propósito da Prefeitura e o Departamento de Esportes, que vem colocando em alguns locais monitores para acompanhar e orientar os exercícios, é promover a maior integração do deficiente físico ao ambiente social. Com isso, a pessoa deixa a condição, muitas vezes, de prisioneira em sua própria casa.

Das academias convencionais, as mais recentes instaladas estão nos bairros Vila Duque de Caxias, Jardim Alvorada, Jardim Paineiras, Jardim Portinari, Quinta do Café, Residencial Meirelles e Vila Industrial, Jardim Consolação, Jardim Flórida, Jardim Redentor, Parque do Horto, Praça do Senac, Jardim Paulista, Vila Industrial e Vila Santa Terezinha.


+ Cotidiano