Começa nesta sexta, 12, a mostra “A Arte Moderna Chegou a Franca”

  • Entre linhas
  • Publicado em 12 de fevereiro de 2016 às 13:07
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:37
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O evento acontece na Casa da Cultura e Artista Francano a partir das 20h e vai até o dia 18 de fevereiro

Don Antena se apresenta nos dias 13 e 18 de fevereiro em Franca (Foto: Divulgação/Facebook)

Será aberta nesta sexta-feira, 12, às 20h, a exposição “A Arte Moderna Chegou a Franca” em comemoração à Semana da Arte Moderna de 1922. Serão várias atrações para comemorar o pioneirismo e o legado do movimento modernista.

Neste sábado, 13, por exemplo, será ministrada a Oficina de Isogravura pela arquiteta e artista plástica Michelle Campos ao som da Banda Municipal que toca às 9h e do artista francano Don Antena que se apresenta às 10h com seu repertório autoral de MPB. O evento acontece na Praça Carlos Pacheco, de frente a Casa da Cultura.

No dia 16 e 17, respectivamente, serão ministradas as oficinas Lambe Lambe – A expressão na poesia modernista realizada por Luiz Henrique Souza, o “Alemão”, e uma releitura em argila de obras de Anita Malfati ministrada por Michelle Campos. Em ambas as vagas são limitadas e é necessário fazer a inscrição.

O Cine Ecos 22 é a atração cinematográfica com os filmes “Macunáima”, de Joaquim Pedro de Andrade, dia 15, “Villa Lobos – Uma Vida de Paixão”, de Zelito Viana, dia 16 e “Eternamente Pagu”, de Norma Bengell , no dia 17. Todas as projeções serão realizadas às 19h.

Dia 18 será realizado um sarau que conta com as apresentações musicais dos músicos Elias Blacklas e Don Antena e com um recital de poesias modernistas.

Durante os dias 11 a 21 de fevereiro serão expostas mais de 20 obras de artistas francanos como as instalações e telas de Jeanne D’arc, que levou o troféu Cidade de Franca por “Cuidado Cachorro Bravo”; as pinturas contemporâneas de Regina Ribeiro, premiada na Semana de Portinari por “Mãe e Filha” e a tela “Colheita” de Sandra Freitas que utiliza técnica mista.

Marcelo Fradim coordenará workshop fotográfico sobre arquitetura de Franca (Foto: Ricardo Fernandes/Jornal da Franca)

Encerrando a programação, no dia 21, às 9h, haverá um workshop fotográfico no qual os interessados farão um passeio para analisar a arquitetura modernista da cidade, orientado por Marcelo Fradim. Para participar, é necessária inscrição.

A ARTE

A Semana da Arte Moderna marcou a ruptura com o passado e o início de uma nova linguagem, o modernismo. A proposta era inovar em todos os campos da arte dando maior liberdade criativa aos artistas e ignorar enrijecimento da estética vanguardista.

Todos os eventos acontecem na Casa da Cultura, localizada na rua Oscar Brasilino dos Santos, 1531 – em frente à Praça do Cemitério da Saudade, no Centro. Para realizar as inscrições ou para mais informações, ligue 3721-8692.


+ Cultura