Combinar cigarro eletrônico com o normal é ainda pior para o pulmão

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 29 de dezembro de 2019 às 00:01
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cigarros aumentam significativamente a probabilidade de desenvolver problemas respiratórios incuráveis

Um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, mostra que os cigarros eletrônicos aumentam significativamente a probabilidade de desenvolver problemas respiratórios incuráveis, como asma, bronquite e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). 

Acontece que o quadro se torna ainda mais grave quando a pessoa recorre tanto ao aparelho como ao cigarro comum.

Para chegar nessa conclusão, os cientistas verificaram os dados da Avaliação Populacional do Tabaco e da Saúde, uma pesquisa conduzida anualmente nos Estados Unidos. Nesse levantamento, os participantes respondem a um questionário sobre problemas de saúde — que incluem os do sistema respiratório —, regularidade de fumo e o “tipo de cigarro” utilizado.

No total, 32 mil americanos maiores de idade, entrevistados de 2013 a 2016, foram incluído na análise. Não é pouca gente.

Ao cruzar as informações, primeiro se constatou que usuários dos vaporizadores eram 1,3 vez mais suscetíveis a apresentar enfermidades respiratórias ao longo do tempo. Esse número subia para 2,6 vezes entre quem preferia o cigarro normal.

Mas aí veio a descoberta mais amedrontadora. Nas pessoas que usavam ambas as opções, o risco de sofrer com enfermidades no pulmão era 3,3 vezes maior, quando comparado a quem não fuma.

De acordo com o cardiologista Stanton Glantz, líder da investigação, o achado problematiza a utilização de e-cigarros como forma de redução de danos. Até porque não mais do que 1% dos fumantes analisados migraram completamente para os dispositivos de bateria. E, de novo, o uso combinado se mostrou especialmente danoso.

“Trocar completamente o convencional pelo eletrônico poderia diminuir o risco de doenças pulmonares, mas poucas pessoas fazem isso”, reforça Glantz, em comunicado à imprensa.


+ Saúde