​Comam auxilia municípios na recuperação do meio ambiente de toda região

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 10 de junho de 2020 às 23:01
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:50
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Usina de trituração de entulhos contribui na redução de danos levados a aterros e lixões

O Comam – Consórcio dos Municípios da Alta Mogiana – tem realizado um trabalho importante junto a seus municípios associados na questão ambiental. 

A Usina de Trituração de resíduos sólidos tem sido uma das ferramentas mais importantes para os Municípios na recuperação ambiental. 

O presidente do Comam, João Batista de Lima, explicou que esse conjunto de máquinas está sendo utilizado pelas Prefeituras, pois reduz o impacto ambiental em seus locais de descarte – seja lixões ou aterros.

A Usina de Trituração de entulho tem sido requisitada por todos os Municípios e trabalhado de maneira uniforme com solução barata e eficiente aos prefeitos. Nessa semana ela está prestando serviços na cidade de Buritizal.

A compostagem é considerada o processo mais eficiente para tratamento e estabilização de resíduos orgânicos, produzindo a custos aceitáveis um produto higiênico e útil.

Tendo em vista a crescente preocupação com os problemas de poluição do meio ambiente, associada à escassez de recursos naturais, o ideal para a fração orgânica dos resíduos sólidos seria a estabilização através de processos biológicos controlados, permitindo a reciclagem dos nutrientes e a utilização da matéria orgânica.

Os resíduos sólidos públicos, resultantes da poda urbana, geram um volume considerável de material vegetal que pode ser triturado para compostagem, podendo contribuir significativamente na diminuição dos danos causados pela disposição desordenada destes resíduos urbanos nos aterros e lixões, reduzindo a pressão sobre os recursos naturais. 

Este procedimento possibilita a produção de composto para uso em áreas agrícolas, produção de mudas e paisagismo, pois recicla os nutrientes presentes nestes materiais. 

Em face da carência de novas áreas para implantação de depósitos de resíduos e a necessidade de se prolongar a vida útil dos mesmos, o fator que hoje se apresenta também como forte argumento para a implementação de sistemas de trituração para compostagem usado em usinas de compostagem é o da minimização do volume de resíduos sólidos a ser disposta nestes depósitos.

Outro fator ambiental para implementação dos sistemas de trituração se  diz respeito a produção de mudas, plantio de árvores em áreas urbanas e a confecção ou reforma de canteiros para jardinagem em áreas públicas.

O solo para tais finalidades, em grande parte, é importado de áreas silvestres e rurais, do entorno metropolitano, e comercializado com o nome de ‘‘terra adubada’’, ou seja, é feita uma mistura deste solo mineral com adubo orgânico.

O uso deste resíduo poderá servir de base para que, ao mesmo tempo em que se dá um destino a um material que, do ponto de vista ambiental, possui sustentabilidade e que hoje é despejado em aterros sanitários e lixões, contribuindo com uma boa economia ao erário público.


+ Meio Ambiente