​Com sumiço de empresário, volta a polêmica sobre prazo para registrar ocorrência

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de agosto de 2016 às 07:27
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Não existe norma para se esperar 24 horas para registro do sumiço de uma pessoa. Isso é mito

Ao contrário do que muitos pensam é mito, não verdade, a história corrente de que a Polícia só registra boletim de ocorrência após 24 horas do fato.

O assunto voltou à tona depois do sumiço do empresário Valter Davanço, que provocou uma verdadeira corrente nas redes sociais na tentativa de ajudar a família e a polícia a encontrá-lo.

Infelizmente, no caso do empresário calçadista, o desfecho foi o pior possível: ele havia sido raptado e morto com dois tiros na nuca. Seu carro foi roubado e abandonado pelos autores.

Walter Davanço sumiu na quarta-feira (17). Segundo familiares, ele saiu de sua casa, no Jardim Santana, e não mais foi visto, para apenas ser encontrado morto de forma brutal num condomínio de chácaras na região da Rodovia Tancredo Neves, entre Franca e Claraval.

Segundo a perícia do Instituto Médico Legal de Franca, Davanço levou dois tiros na nuca, numa espécie de execução sumária.

Os assassinos (ou assassino) ainda tentaram (ou) queimar o corpo para dificultar a identificação

Após matá-lo, os executores fugiram com o carro do empresário que foi achado abandonado na rodovia que liga Claraval a Ibiraci, já no Estado de Minas.  

A polícia suspeita em crime de vingança, pois o rapto terminou com o imediato abandono do carro da vítima.

Walter Davanço estava trabalhando na área de representação comercial, vendendo couros para indústrias de calçados.

Ele se tornou conhecido no setor calçadista na década de 1980, quando era dono da Indústria de Calçados Oriente

Queixa de desaparecimento

A família de uma pessoa desaparecida, seja ela criança, adolescente ou adulto, não precisa aguardar 24 horas para registrar o Boletim de Ocorrência.

No caso de Walter Davanço, um de seus filhos agiu corretamente e após constatar o sumiço, avisou a polícia, elaborando boletim de ocorrência.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública, essa recomendação de esperar 24 horas para registrar o desaparecimento de uma pessoa não existe e atrapalha o trabalho da polícia.

A providência da polícia deve ser imediata, e o desaparecimento pode ser comunicado pela Delegacia Eletrônica, através das viaturas da Polícia Militar, pelo fone 190 ou pessoalmente nas delegacias de polícia.

Crianças e adolescentes

Para a Polícia Civil, o diálogo é fundamental para evitar situações angustiantes para os pais de crianças ou adolescentes desaparecidos.

Por isso, orientar a criança a procurar um profissional da segurança, como policiais, vigias ou seguranças é fundamental.

Outra dica importante é tirar o RG da criança assim que ela completar dois anos de idade. Isso garante que as autoridades tenham o registro e informações nos bancos de dados e ajuda na localização ou identificação.


+ Cotidiano