Com retomada, coleta seletiva em Franca recolhe quase 5 toneladas

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 11 de agosto de 2020 às 15:45
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:05
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Números são parciais e devem aumentar consideravelmente com os registros do período noturno

Os números são parciais, porém bastante satisfatórios no retorno da coleta seletiva dos materiais recicláveis em Franca.

 Foram 4,6 toneladas na primeira etapa do serviço, realizando durante o dia por 3 caminhões da empresa de lixo urbano, compostas cada uma com 4 homens. 

Esses números deverão sofrer considerável aumento com a somatória do que seria apanhado pela turma da noite, com dois caminhões e também 4 homens cada um, que iniciaram o recolhimento a partir das 18h e trabalhariam até por volta das 22h.

O projeto de retomada da coleta de recicláveis foi gestado com a participação coletiva de vários atores, observou a coordenador municipal de Meio Ambiente, Eliana Jacintho Gilberti, mencionando que além da Prefeitura, estiveram a frente da construção dessa nova estrutura o Ministério Público, a Cooperativa dos Catadores, técnicos de várias áreas, do Planejamento, Saúde e outros. 

A preocupação era ambiental e social, ou seja, evitar que esse lixo aproveitável continuasse sendo destinado ao lixo comum e permitir que os mais de 30 homens e mulheres, com segurança, pudessem a voltar a fazer a separação a partir daí garantir o seu sustento econômico.

Parceria da população

No site da Prefeitura já está disponível a tabela completa dos horários de coleta, durante o dia e a noite, de segunda-feira a sábado. 

Durante o dia entenda-se a partir das 7h e até por volta das 15h e à noite, a partir das 18h. 

Cinco caminhões foram equipados e o pessoal treinado para atender 100% dos bairros da cidade, cabendo a população ir se habituando aos horários, fazendo a separação e deixando os recicláveis em locais de fácil visualização para que sejam recolhidos.

Observação importante:​ em nenhuma hipótese destinar nesse tipo de resíduo reciclável, produtos como máscaras de proteção ou produtos de saúde. 

O primeiro turno com 4,6 toneladas recolhidos superou todas as expectativas, representando um ganho ambiental sem precedentes, processo esse que poderá ser gradativamente ampliado com a parceira efetiva dos moradores de todas as regiões.

Para informações e dúvidas as pessoas podem contatar no tel. 3711-9438.


+ Serviços