Com retomada, coleta seletiva em Franca recolhe quase 5 toneladas

Números são parciais e devem aumentar consideravelmente com os registros do período noturno

Postado em: em Serviços

Os números são parciais, porém bastante satisfatórios no retorno da coleta seletiva dos materiais recicláveis em Franca.

 Foram 4,6 toneladas na primeira etapa do serviço, realizando durante o dia por 3 caminhões da empresa de lixo urbano, compostas cada uma com 4 homens. 

Esses números deverão sofrer considerável aumento com a somatória do que seria apanhado pela turma da noite, com dois caminhões e também 4 homens cada um, que iniciaram o recolhimento a partir das 18h e trabalhariam até por volta das 22h.

O projeto de retomada da coleta de recicláveis foi gestado com a participação coletiva de vários atores, observou a coordenador municipal de Meio Ambiente, Eliana Jacintho Gilberti, mencionando que além da Prefeitura, estiveram a frente da construção dessa nova estrutura o Ministério Público, a Cooperativa dos Catadores, técnicos de várias áreas, do Planejamento, Saúde e outros. 

A preocupação era ambiental e social, ou seja, evitar que esse lixo aproveitável continuasse sendo destinado ao lixo comum e permitir que os mais de 30 homens e mulheres, com segurança, pudessem a voltar a fazer a separação a partir daí garantir o seu sustento econômico.

Parceria da população

No site da Prefeitura já está disponível a tabela completa dos horários de coleta, durante o dia e a noite, de segunda-feira a sábado. 

Durante o dia entenda-se a partir das 7h e até por volta das 15h e à noite, a partir das 18h. 

Cinco caminhões foram equipados e o pessoal treinado para atender 100% dos bairros da cidade, cabendo a população ir se habituando aos horários, fazendo a separação e deixando os recicláveis em locais de fácil visualização para que sejam recolhidos.

Observação importante:​ em nenhuma hipótese destinar nesse tipo de resíduo reciclável, produtos como máscaras de proteção ou produtos de saúde. 

O primeiro turno com 4,6 toneladas recolhidos superou todas as expectativas, representando um ganho ambiental sem precedentes, processo esse que poderá ser gradativamente ampliado com a parceira efetiva dos moradores de todas as regiões.

Para informações e dúvidas as pessoas podem contatar no tel. 3711-9438.


Artigos Relacionados