Com proximidade das festas de final de ano, Senac abre 1ª turma de Panetones

  • Entre linhas
  • Publicado em 21 de outubro de 2016 às 10:33
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:59
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Opção auxilia ganhos extras no fim de ano com receitas práticas e que agradam a todos os gostos

O curso oferece a chance de ganho extra no fim de ano, com as vendas para o Natal

Já tem data marcada e muito sabor envolvido. O curso Panetones do Senac Franca está com a primeira turma confirmada para 7 de novembro e promete agradar com a diversidade de receitas e técnicas. Voltada para profissionais do ramo da panificação e confeitaria, além de interessados em aprender os processos de fabricação do panetone, a qualificação já está com inscrições abertas.

Técnicas de preparo, variedade de coberturas e recheios, métodos de cocção e receitas de colombas, fondant e, claro, de panetones doces e salgados fazem parte do programa do curso. “O grande diferencial do Senac é que nas aulas demonstrativas os alunos não ficam só observando, mas colocam a mão na massa e aprendem além de preparos gastronômicos. Desenvolvem competências sobre cálculo de custos e preço de venda, por exemplo”, afirma Viviana Costa Pereira, gastrônoma e docente da instituição.

Durante a qualificação, os estudantes praticarão o preparo de receitas como panetones de frutas e de peito de peru e queijo, chocotone, rosca doce e pão de especiarias. Recheios de chocolate, nozes e bicho de pé, entre outros, ainda fazem parte do aprendizado. 

Michelle Munita Lima, também docente da área de nutrição do Senac, destaca que o curso oferece a chance de ganho extra no fim de ano, com as vendas para o Natal. “O panetone é apreciado em todas as idades, e as empresas costumam presentear seus funcionários com a versão mini. É um ótimo momento para aprender a produzir e aumentar a renda”, diz.

A apresentação e a decoração são diferenciais que tornam o produto atrativo e instigam a compra. Michelle completa: “A decoração com pasta americana, chocolate derretido ou glacê real, por exemplo, atraem o olhar e instigam o desejo de provar”. A pesquisa de preços também é parte fundamental nessa empreitada, principalmente nas redes de atacado. “A compra em larga escala compensa tanto para ingredientes quanto para embalagens, pois faz o custo diminuir”, destaca a docente.

As profissionais ainda dão outras dicas: é importante utilizar ingredientes de qualidade e ficar atento aos sabores preferidos, que são: tradicional, com frutas, recheado com doce de leite, trufado e chocotone. “Mas inovar sempre é uma boa aposta. Existem versões de prestígio, amêndoas, gianduia, mousse, zabaione e recheado com sorvete”, orienta Viviana.

Lembre-se: para desenvolver boas receitas é preciso conteúdo e prática. Interessados em participar do curso do Senac devem se inscrever pelo site http://www.sp.senac.br/franca ou pessoalmente na unidade. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (16) 3402-4100.

Serviço

Panetones

Data: segunda e quarta-feira, de 7 a 23 de novembro

Horário: das 13h30 às 17h30

Local: Senac Franca

Endereço: Rua Alfredo Lopes Pinto, 1.345 – Vila Teixeira

Inscrições: http://www.sp.senac.br/franca  ou pessoalmente na unidade

Telefone: (16) 3402-4100 


+ Educação