Com Franca de fora, criação da Região Metropolitana tem 1ª audiência em RP

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 14 de março de 2016 às 10:50
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:40
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Franca não foi incluída na lista das 34 cidades que comporão a RMRP e nem terá consulta pública

Ribeirão Preto liderará 34 cidades da RMRP (Arquivo JF)

A criação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP) terá nesta segunda-feira, 14, sua primeira audiência pública. O encontro ocorre na sede da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (Aeaarp), à Rua João Penteado, 2237. 

A previsão é que nova audiência pública seja realizada em Jaboticabal, em data ainda a ser marcada. Franca não foi incluída na lista das 34 cidades que comporão a RMRP e nem terá consulta pública. 

Participam da reunião em Ribeirão Preto autoridades do governo estadual, incluindo o secretário de Logística e Transportes, deputado federal licenciado Duarte Nogueira (PSDB-SP). 

Também participará das discussões o vereador Maurílio Romano (PP), presidente da Comissão Especial de Estudos (CEE) da Câmara que estuda a criação da Região Metropolitana.

A audiência pública é a oportunidade para que as pessoas possam opinar sobre a criacão da união de municípios, já autorizada pelo governo estadual. 

Após a realização de audiências públicas, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) enviará à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) o projeto de criação da Região Metropolitana

O projeto de criação da RMRP deve ocorrer até o mês de junho, antes do recesso dos deputados estaduais. Inicialmente a região reunirá 34 municípios, com população de 1,64 milhão de habitantes. 

“A intenção do governo é que o projeto seja aprovado ainda em junho para ser sancionado no mesmo mês. A previsão é que a criação seja anunciada no dia 19 de junho, aniversário de Ribeirão Preto. O importante é que com a Região Metropolitana temos o passaporte para o futuro. Poderemos ter planejamentos integrados entre os municípios”, disse Maurílio Romano.


+ Urbanismo