Com expectativa menor de vendas, Dia dos Pais deve ser de “lembracinhas”

  • Entre linhas
  • Publicado em 6 de agosto de 2019 às 18:31
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:43
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Franca deve acompanhar tendência do restante do estado, que prevê menor índice de vendas dos últimos anos

Considerada uma das melhores datas comerciais do calendário, o Dia dos Pais deste ano deve frustrar a maioria dos comerciantes do estado de São Paulo – e não diferente, de Franca. A previsão da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), é uma alta de no máximo, 2,1% nas vendas este ano, já descontada a inflação, abaixo do avanço registrado nos dois últimos anos. “Este será o terceiro ano consecutivo de crescimento, mas, levando-se em conta o desempenho dos últimos anos (3,6% em 2017 e 4,1% no ano passado), o setor ainda não retomou o ritmo de antes da crise”, afirma a entidade.

Dessa forma a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) prevê que a data seja marcada pela compra de lembrancinhas.

Segundo o assessor econômico da entidade, Guilherme Dietze, o cenário é desafiador. “Esse é o cenário de crise que a gente vive, com alto grau de desemprego, as famílias estão endividadas, há um alto nível de inadimplência e isso limita a capacidade de consumo das famílias e os bancos também reduzem a oferta de crédito. A gente vê desde o Dia dos Namorados, Dia das Mães, um cenário ruim para o varejo”, afirmou ele.

Em julho, o índice de Perspectiva e Consumo detectou essa propensão menor das famílias de irem às compras. O indicador recuou 3,2%, na comparação com junho.

O Dia dos Pais, portanto, deve dar continuidade à tendência de vendas fracas observada nas datas comemorativas do primeiro semestre deste ano, informa a instituição. O movimento do comércio frustrou as expectativas do varejo tendo em vista que o alto nível de desemprego, o aumento do endividamento e confiança reduzida estão segurando o ritmo de expansão das vendas.

A instituição destaca que a liberação de recursos das contas ativas e inativas do FGTS não deve ter impacto nas vendas do Dia dos Pais, mas que pode gerar efeitos positivos nas datas comemorativas posteriores, como o Dia das Crianças, a Black Friday e o Natal.

Guilherme Dietze, assessor econômico da FecomércioSP, explica que as expectativas positivas estão voltadas para as vendas da Black Friday, em novembro, e do Natal, em dezembro. “O que vai ver no segundo semestre é a injeção do FGTS, principalmente para a Black Friday e o Natal. Essas serão duas datas comemorativas importantes para ter um termômetro de como serão vendas para o próximo ano”, disse Dietze.

Além do FGTS, também deve interferir positivamente nas vendas dessas duas datas o adiantamento do décimo terceiro salário.


+ Economia