Demissões e empresas fechadas: situação em Franca fica dramática

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 7 de maio de 2020 às 19:19
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:41
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pesquisa da Assescofran mostra ainda fechamento de mais de 150 empresas e queda no faturamento de 55%

Uma triste realidade. O estado de pandemia em Franca poderá provocar um caos total nos próximos meses. Demissões, fechamento de empresas e queda na produtividade trazem um prognóstico muito dramático para a economia do município.

A avaliação é do presidente da Assescofran – Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Franca e região, Marcos Pimenta. 

Segundo ele, o balanço feito no final de abril já aponta uma triste realidade e a continuar com tamanha gravidade, o caos social poderá hospedar em Franca e afetar milhares de pessoas.

Marcos Pimenta revelou que o número de demissões, em pesquisa fechada no dia 30 de abril, apontou para um número de 3.649 – com base nas empresas prestadoras de serviços (não oficial como é feito pelo CAGED). 

A partir das instalações da quarentena por conta da pandemia do Coronavírus, foram  realizados 9.228 acordos entre patrões e empregados, sem falar em férias e banco de horas.

Mas o pior para Marcos Pimenta é o fechamento de empresas. Até o dia 30 de abril foram dadas baixas de funcionamento de 167 empresas, porém existe ainda um numero substancial que tem débitos de impostos que assusta a todos.

Sobre as estatísticas realizadas pela Assescofran, Marcos Pimenta lamenta a queda no faturamento. 

Nas empresas consultadas pelos escritórios de contabilidade o percentual de queda – se comparado com o mês anterior, ou seja, março – atingiu quase 53% e a previsão é para um número ainda maior se a situação pandêmica permanecer.


+ Economia