Com colheita no fim, queda no número de sacas atinge Mogiana e Sul de Minas

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 31 de agosto de 2017 às 12:44
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:19
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

No Estado de São Paulo, a previsão de queda no número de sacas também já se confirma

​A colheita de café na safra brasileira 2017/2018 está chegando ao fim. Na área de atuação da Cooperativa dos Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé), que integra mais de 200 municípios nas regiões do Sul e Cerrado de Minas e Média Mogiana no Estado de São Paulo, a previsão de queda no número de sacas já se confirma.

Foto: Alexia Santi/Agência Ophelia
  Foto: Alexia Santi/ Agência Ophelia

Até o dia 26 de agosto, os cooperados da Cooxupé haviam colhido 94,65% da safra de café 2017. Em relação aos anos anteriores, a colheita está bastante avançada. Em 2012, por exemplo, neste mesmo período do ano 90% dos cafezais haviam sido colhidos e, no ano passado, o porcentual era de 91,38%.

Até meados de junho, técnicos da instituição acreditavam em uma pequena diminuição no número de sacas de café, porém, em uma safra com grãos muito miúdos, a redução ficará em torno de 15% a 20%. Para o superintendente de desenvolvimento do cooperado, José Eduardo Santos Jr., os números devem provocar um impacto no mercado. 

A produção dos mais de 13.500 cooperados da organização estava estimada em 6,9 milhões de sacas de 60 kg da espécie arábica.  A expectativa da cooperativa neste ano era receber em torno de 6 milhões de sacas, mas com o andamento da colheita e o recebimento da safra quase no seu final, esse número tende a ficar entorno de 5 milhões. 

(Publicado no www.cafepoint.com.br)


+ Agronegócios