Com atividades lúdicas, alunos da periferia mudam sua visão sobre as coisas

  • Entre linhas
  • Publicado em 8 de dezembro de 2015 às 10:52
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:32
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Para encerrar ano letivo, alunos da Profª. Nadeide de Lourde Oliveira Scarabucci expõem sobre dinossauros

A alegria dos alunos do 4º da “Profª. Nadeide de Lourde Oliveira Scarabucci ao concluir mais um ciclo com êxito (Foto: Ricardo Fernandes/Jornal da Franca)

​Mostrando ser possível oferecer um ensino diferenciado na escola pública, a professora Marvi Pettersen, que há quatro anos leciona na Escola Estadual “Profª. Nadeide de Lourde Oliveira Scarabucci, localizada na periferia da região oeste de Franca, vem transformando o dia a dia dos alunos através de um trabalho de Apoio Pedagógico. “Atendo os alunos  do 4º  5º ano que estão com dificuldade em interpretação de texto, produção de texto e em matemática no período contrário ao meu horário de trabalho. Não recebo nada por isso em espécie, é algo totalmente voluntário, e tenho todo o apoio da gestão escolar”, conta.

A professora Marvi Pettersen, que há quatro anos trabalha de forma voluntária oferecendo apoio pedagógico aos alunos da escola (Foto: Ricardo Fernandes/Jornal da Franca)

Para ela, a gratificação veio com os avanços destes alunos, com o sorriso ao conseguirem realizar uma atividade que antes não conseguiam, com o desempenho nas avaliações e com mães se emocionando com a evolução de seus filhos. “O mais interessante é que ao oferecer estas aulas, os alunos que não tinham dificuldade também vinham frequentar as aulas. É muito gratificante ver o tanto que eles gostam de estar ali na nossa escola, aprendendo, buscando melhorar e superar suas dificuldades e isso não tem preço”, diz.

Marvi explica que o objetivo das aulas de Apoio Pedagógico é fazer com que os alunos aprendam de maneira diferente, mostrando diversos caminhos para que a aprendizagem aconteça. Por exemplo, em matemática ela utiliza jogos que proporcionam ludicamente uma maneira divertida de aprender. “As aulas são oferecidas três vezes na semana (terça, quarta e quinta-feira) das 13h30 às 15H30, cada aluno possui a sua pasta de atividade e quando realizam atividades de registro explicam como pensaram para realiza-las ocorrendo aí o compartilhamento de estratégias”, explica.

NO TEMPO DAS CAVERNAS

O tema do projeto foi definido pelos próprios alunos, que ficaram fascinados com as descobertas sobre os dinossauros (Foto: Ricardo Fernandes/Jornal da Franca)

O resultado de tudo isso este ano, é a exposição “No tempo das cavernas”, que poderá ser vista pela população até a próxima quinta-feira, 11. Nela os alunos expõem os trabalhos realizados, assim como fotos de cada etapa do projeto. “Há ainda um rodízio entre os alunos para explicarem cada detalhe do que aprenderam com este projeto”, revela a professora sobre o projeto que envolveu pesquisa, maquetes, construção do esqueleto de dinossauros, fósseis, desenhos, pintura rupestre, confecção de dinossauros e de ovos dos mesmos e cartazes informativos.

Os alunos utilizaram materiais recicláveis para criar os dinossauros, maquetes, as pinturas rupestres (Foto: Ricardo Fernandes/Jornal da Franca)

Para os alunos, esse tipo de atividade é muito envolvente e interessante. Que o diga Isabela Cristina Gabriel, que achou muito interessante, pois aprendeu e ficou sabendo sobre algumas espécies de dinossauros que ela não sabia que existiam. “Foi muito bom. Quando alguém me perguntar sobre os dinossauros, agora terei uma boa resposta para dar”, conta animada. Isabela fez um dinossauro individual, o Plateosauro, desenhou dois dinossauros e fez uma caverna de coador de café. Já Leonardo Rodrigues Bispo gostou da proposta de usar garrafas, caixas e materiais recicláveis para confeccionar os dinossauros, maquetes, ovos, fósseis e pinturas rupestres. “Realizamos pesquisas no Laboratório de Informática e eu pesquisei sobre o Mosassauro e aprendi muitas coisas sobre os dinossauros e sobre o homem pré-histórico”, revela o aluno, que fez uma maquete com um vulcão e vários dinossauros, homem das cavernas com massinha de modelar , confeccionou um fóssil de dinossauro feito de gesso e uma pintura rupestre no coador de café.

A exposição está aberta ao público em geral, até a próxima sexta-feira, 11 (Foto: Ricardo Fernandes/Jornal da Franca)

Segundo Marvi, este projeto proporcionou uma viagem pela história. “O objetivo é ultrapassar além do Currículo Escolar do 4º ano, explorar através deste projeto os saberes e a curiosidade, despertar nos alunos o gosto, o prazer pela ciência, pela história, pela geografia, pela arte de maneira divertida, lúdica e envolvente”, destaca a professora, muito feliz com os resultados.

A coordenadora da escola, Neci Ferreira Barto, a diretora Rosângela Maria Maiella Marques e vice-diretora, Marilena Aparecida Martins Rosa, satisfeitas com a evolução dos alunos (Foto: Ricardo Fernandes/Jornal da Franca)

A mostra está aberta ao público até sexta-feira, 11, das 8h30 às 11h; e das 13h30 às 15h30. No período da manhã haverá alunos para explicarem os trabalhos. A Escola Estadual “Profª. Nadeide de Lourde Oliveira Scarabucci fica à Rua Professor Manoel F de Mello, 472, Jardim Marília.


+ Educação