Com adaptações do modelo tradicional, zumba é ótima opção para idosos

  • Entre linhas
  • Publicado em 8 de abril de 2017 às 11:24
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:09
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Durante a aula, idosos podem desenvolver diversas capacidades que, ao passar dos anos, vão diminuindo

​Aula de zumba é uma atividade para gente jovem que quer ficar em forma, certo? Errado. A modalidade gold, por exemplo, é voltada exclusivamente para idosos. Com adaptações do modelo tradicional, o exercício traz diversos benefícios para a saúde de vovôs e vovós. Confira!

Benefícios da aula de zumba gold

Uma aula de zumba gold dura entre 45 e 50 minutos de dança. Nesse curto espaço de tempo, os idosos podem desenvolver diversas capacidades que, ao passar dos anos, vão diminuindo.

Segundo o professor de Educação Física e dança  Jean Carlos Elias Jebenez, da academia Wellness Sport Club, de Ribeirão Preto-SP, a atividade gera benefícios para memória, raciocínio, mobilidade, flexibilidade e sociabilidade.

“A zumba para terceira idade é importante por gerar alegria na parte emocional e estimular o convívio social. Ela aumenta resistência física, força e equilíbrio motor e melhora o alongamento e a flexibilidade do idoso”, completa o profissional.

É claro que a atividade física precisa de algumas adaptações, na comparação com uma aula de zumba convencional. As coreografias, por exemplo, são um pouco mais fáceis de se executar, sem muita complexidade de tantos giros e piruetas.

A modalidade gold, segundo Jebenez, foi estudada e programada para atender ao publico idoso, respeitando suas limitações, mas sem perder a essência e a alegria de trabalhar os ritmos e tornar a vida das pessoas mais feliz.

A atividade, em um primeiro momento, não apresenta nenhum tipo de contraindicação. Todo aluno, no entanto, deve sempre passar por uma avaliação médica para que os professores conheçam seu histórico e saibam das suas reais condições de saúde.

Outras atividades físicas para idosos

Caso não se interesse pela aula de zumba, esse não é o único exercício que você pode praticar. Na verdade, o segredo para a saúde é não ficar parado e buscar sempre alguma atividade física de seu interesse. Conheça algumas opções.

Exercícios funcionais

Esse tipo de atividade ajuda a incorporar novamente o idoso às suas tarefas do dia a dia, o que possibilita sua reintegração social. Além disso, os exercícios funcionais são ótimos porque são leves e possuem baixo impacto, não prejudicando as articulações. A técnica se utiliza muito do peso do próprio corpo como instrumento.

Hidroginástica

Os exercícios de hidroginástica são outra prática muito benéfica para a saúde dos idosos. Fazer atividades na água, além de também diminuir o impacto, ajuda no relaxamento muscular. Os vasos sanguíneos se dilatam, o que beneficia pessoas com varizes.

Academia para idosos

A atividade busca garantir a autonomia para pessoas da terceira idade. Numa academia para idosos, são trabalhadas três áreas, preferencialmente: força, equilíbrio e coordenação motora. Em pesquisa recente realizada por duas universidades, constatou-se que o número de frequentadores com mais de 60 anos em espaços fitness aumentou 25% na última década.